Emancipação política

Bienal Rubem Braga: a pérola literária do Espírito Santo

COMPARTILHE
519
Advertisement
Advertisement

Entre suas muitas preciosidades, Cachoeiro de Itapemirim – berço da cultura Sul capixaba – sedia o maior evento literário do Espírito Santo. A Bienal Rubem Braga, que leva o nome do escritor cachoeirense que elevou a crônica à categoria de gênero literário, é, sem dúvidas, o passaporte para novos talentos da terra se dispersarem pelo mundo.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Palco para lançamentos de livros e publicações a nível nacional, o encontro que reúne milhares de amantes da leitura de diversos lugares, nasceu em 2006, traduzindo o compromisso de efetivar a herança de Rubem em transformar a ‘Capital Secreta’ numa festa da literatura.

Discutindo políticas públicas, cultura e desenvolvimento social, o evento contribui para o cenário nacional da qualidade literária, onde o papel da escrita e da leitura é debatido, fomentando a liberdade de expressão, imaginação e o exercício da cidadania.

A ‘Atenas Capixaba’ não é só terra de Rubem e Newton Braga. A cada ano, uma nova safra de bons escritores é criada na cidade. Entre os novos nomes, que ainda despontam no mundo da literatura, estão Nayara Tognere, Rômulo Felippe, Fernando Gomes, Milena Paixão e Paula Garruth, além de muitos outros já conhecidos no mercado.

Continua depois da publicidade

Já passaram pela bienal músicos, escritores, jornalistas, atores e personalidades do mundo literário. Entre eles Arnaldo Antunes, Fabrício Carpinejar, Tico Santa Cruz, Xico Sá, Elisa Lucinda, Luís Ernesto Lacombi, Pedro “Um Cartão”, e muitos outros, incluindo escritores de Portugal e Angola.

O evento transfere à sociedade o grande potencial crítico que a leitura é capaz de produzir por meio de ações que debatam temas importantes do nosso cotidiano, visando sempre estabelecer conexões entre a literatura, seu papel social e a comunidade.

A próxima Bienal Rubem Braga acontece no ano que vem e, em um processo evolutivo, promete ser ainda melhor do que as edições anteriores.

Advertisement
Continua depois da publicidade

 

 

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.