Cidades

Perdeu a placa? Veja locais no ES para solicitar a placa Mercosul

COMPARTILHE
Divulgação
626

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta que, em caso de perda da placa, não é mais possível substituir a placa pelo antigo modelo cinza. Donos de veículos que perderam as placas, seja por enchente em razão das chuvas na última quinta-feira (7) ou qualquer outro motivo, devem repô-las pelo novo modelo de placas Mercosul. (Veja no final da matéria a lista de empresas aptas por município).

Revitalização de praça destaca antigo viradouro ferroviário de Cachoeiro

Dentre as melhorias que estão sendo feitas pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por...

Turnê pedagógica encanta alunos da rede municipal de Cachoeiro

Encantamento é a palavra que resume a primeira semana das atividades da Turnê Pedagógica...

Novos Laboratórios Móveis de Informática chegam a duas escolas de Cachoeiro

Quase mil chromebooks (computadores modernos) já estão disponíveis nas escolas da Rede Estadual de...

Desde o dia 10 de dezembro de 2018, estão em vigor no Estado as novas placas e não há mais fabricantes da placa anterior credenciados ao Detran|ES nem de lacres para fixação da placa.

Procedimento

Para repor a placa, aqueles proprietários de veículos com a placa cinza devem se dirigir à unidade do Detran|ES no município e solicitar o serviço de conversão de placa Mercosul. O valor da taxa do Detran|ES para o serviço e emissão de documento com a nova placa é de R$ 34,22. Após abertura do serviço e pagamento da taxa, o proprietário receberá um SMS com o código autorizador do emplacamento e deverá se dirigir com o veículo até uma empresa estampadora de placas credenciada ao Detran|ES para comprar e instalar a placa. Finalizado o procedimento, o interessado deverá retirar seu novo documento do veículo na Ciretran.

Continua depois da publicidade

Caso o veículo já tenha placa no modelo Mercosul, basta ir até a unidade do Detran|ES para solicitar a autorização para confeccionar a placa de reposição e se dirigir à estampadora para compra e afixação da placa. Neste caso, não há cobrança de taxa do Detran|ES.

Para os dois serviços, o proprietário deve levar original e cópia do Certificado de Registro de Veículos (CRV), original e cópia de documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado ou declaração de domicílio.

É importante, ainda, que o proprietário do veículo registre um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia mais próxima ou de forma online no site delegaciaonline.sesp.es.gov.br. A medida é necessária para que ele se resguarde caso essa placa seja encontrada por outra pessoa e utilizada indevidamente.

Placa Mercosul

Além da reposição de placa perdida, é necessário utilizar a placa Mercosul nos serviços de primeiro emplacamento e procedimentos de transferências, seja de propriedade ou domicílio, no caso de mudança de município e estado, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas.

A lista de empresas aptas a atuarem como estampadoras de placas no Espírito Santo está disponível no site do Detran|ES, na área de serviços credenciados. Confira aqui as empresas Estampadora de Placas credenciadas.

Publicidade