Cidades

Palestra sobre Liderança Educadora marca o início das aulas em Conceição do Castelo

COMPARTILHE
63

Na manhã desta segunda-feira (4), dezenas de profissionais da Educação de Conceição do Castelo se reuniram no ginásio de esportes da Escola Viva “Elisa Paiva” para iniciar os trabalhos do ano letivo 2019. O encontro contou com a palestra do professor Eduardo Shinyashiki, que de forma dinâmica, descontraída e inspiradora abordou o tema “Abrace sua missão! Vença os desafios do futuro!”.

Assista a edição deste sábado (19) do programa “Top Show” pelo AQUINOTICIAS.COM

O programa “Top Show”, do apresentador Parraro Scherrer, deste sábado (19) está no ar....

Novo Código Sanitário de Cachoeiro entra em vigor

Cachoeiro de Itapemirim passou a contar, nesta semana, com um novo Código Sanitário. Instituído...

Cachoeiro: Teatro Rubem Braga recebe peça baseada em música de Renato Russo

Neste domingo (20), no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, haverá a...

Os servidores foram recepcionados com café da manhã. Antes da palestra, houve um momento de reflexão com o padre da paróquia de Conceição do Castelo, seguidas das falas das autoridades municipais. Também estiveram presentes, professores e servidores da Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

O prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto, disse que todos precisam ser líderes de seu trabalho. “Temos que ter discernimento e encarar os desafios. A vida é assim: um desafio! Temos que estar preparados. Isso é o que fazemos nas formações continuadas, tentar preparar a todos nós. No mundo, temos que evoluir todos dias. Diretores sejam os líderes de suas escolas! Professores sejam os prefeitos da sua fala de aula, sejam líderes de suas turmas, gestores e líderes dos alunos!”, disse o prefeito.

Continua depois da publicidade

Já o secretário municipal de Educação, Márcio Vitor Zanão, acolheu a todos os servidores municipais, contou novidades e traçou metas para 2019. “Mais um ano letivo, novos desafios. Se não tivermos uma equipe integrada, unida, não vamos a lugar nenhum. Vamos implementar um sistema de gestão digital para nossas escolas a partir de semana que vem. Será um salto muito grande para nosso trabalho. Nossa meta é chegar a 6.2 na nota do Inep para darmos um salto de qualidade”, explicou o secretário Marcio Vitor.

Eduardo Shinyashiki ministrou o tema de forma irreverente, fazendo o público rir e participar de dinâmicas por cerca de duas horas. O professor salientou a importância do trabalho dos educadores para além dos conteúdos e foco na formação do aluno enquanto pessoa.

“Eu sempre digo que o professor não lida com o conteúdo programático, isso é, simplesmente, o mínimo. Todo professor, todo educador, a educação, como um todo, trabalha com vidas. Se perguntar para um pai ou uma mãe: o que sonha pra seu filho? Eles dizem que ao termino daquele processo, tenham conteúdo ou sintam confiança e tenham direito de escolher o que quer para seu futuro”, analisou Eduardo.

Motivação

O professor Rafael Wallace, da Emei “Brás Lacerda Amigo”, disse que a palestra motiva a força interior de cada um. “Foi uma palestra proveitosa, em que ele te passa confiança nas palavras. Ele também mostra o poder que você tem ao confiar em si e ter certeza que você é capaz de tudo em seu trabalho, mesmo com as dificuldades que possam aparecer”, contou Rafael.

Flávia Bellon Berleze, professora da EMEF “José Feriani”, contou que as reflexões do professor Eduardo podem ajudar na rotina de trabalho. “A palestra e o palestrante excelentes! Nos deixou uma mensagem positiva, reflexiva e inspiradora para buscar transformações e enxergar novas possibilidades. Que nossa rotina de trabalho seja prazerosa e não desgastante e par isso devemos repensar atitudes simples do dia a dia e transforma-las.

Publicidade