Cachoeiro de Itapemirim

Conferência Municipal de Saúde abre inscrições na próxima semana em Cachoeiro

COMPARTILHE
482

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) vão promover, nos dias 2 e 3 de abril, a VII Conferência Municipal de Saúde, cujo tema será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Última semana para indicação de candidatos a Cachoeirense Ausente

O prazo para indicação de candidatos ao título de Cachoeirense Ausente Nº 1 de...

Distrito de São Vicente recebe melhorias para projeto de Turismo Rural

Explorar as riquezas naturais dos distritos e comunidades de Cachoeiro e desenvolver um projeto...

Moradores do Coronel Borges aprovam mudanças no trânsito do bairro

Foram concluídas pela prefeitura, na semana passada, as novas alterações no trânsito do Coronel...

Os interessados em participar como delegados (representantes de segmentos) e convidados deverão se inscrever entre segunda-feira (25) e 29 de março, na sede do CMS, na rua Dr. Raulino de Oliveira (próximo à Santa Casa), no centro da cidade, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. As vagas são limitadas.

A definição dos participantes atenderá aos seguintes critérios de equidade: Gênero, identidade de gênero e diversidade sexual; Étnico-racial; Representatividade rural e urbana (considerando as trabalhadoras e os trabalhadores do campo e da cidade); Geracional (estimulando especialmente a participação de entidades, movimentos de jovens, idosos e aposentados); e Pessoas com deficiência e com necessidades especiais, patologias raras ou negligenciadas.

Continua depois da publicidade

Os delegados e delegadas que representarem entidades organizadas e movimentos sociais deverão apresentar documento assinado pela entidade (ofício) ou órgão de classe, exceto os conselheiros de saúde.

“O intuito mais importante de uma conferência é envolver toda a sociedade, para que, realmente, sejam discutidas políticas públicas e que as pessoas tenham conhecimento e consciência dos seus direitos, do que o próprio SUS oferta. E essas políticas só conseguem ter êxito se o controle social também participa. Por isso, é essencial que a população compareça”, destaca Luciara Botelho, secretária municipal de Saúde.

 

Objetivo e eixos temáticos

Esta sétima edição é a etapa municipal da IX Conferência Estadual de Saúde e da XVI Conferência Nacional de Saúde (=8ª+8), que tem como objetivo analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito dos municípios, dos estados e da União e, por fim, elaborar relatório final.

A VII Conferência Municipal trará os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

 

Composição

A composição do conjunto de delegadas e delegados respeitará resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e, com isso, terá 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores/prestadores de serviços de saúde, além de buscar promover o mínimo de 50% de mulheres do total de participantes.

O resultado da eleição das delegadas e delegados da etapa municipal será enviado pelos Conselhos Municipais de Saúde à comissão organizadora da etapa estadual até o dia 15 de abril.

Publicidade