Política Regional

Casagrande define pautas federais em reunião com bancada capixaba

COMPARTILHE
Foto: Hélio Filhomes/Secom
58

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, promoveu, na manhã desta segunda-feira (11), a primeira reunião com a nova bancada federal capixaba. No encontro realizado na Residência Oficial, na Praia da Costa, em Vila Velha, foi discutida uma agenda de pautas a serem tratadas com a União. Na próxima semana, o governador e os parlamentares vão se reunir com ministros em Brasília (DF), para tratar de temas como infraestrutura, principalmente em relação a obras nas rodovias.

Vice-Governadoria apresenta gabinete mais feminino da história do ES

Primeira vice-governadora da história do Espírito Santo, Jacqueline Moraes recebeu o governador Renato Casagrande...

Deputados estaduais aprovam novas datas para promoção da PM no ES

Os deputado estaduais capixabas aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 6/2019...

Após denúncia de irregularidades, TCE suspende licitações de obras em Itapemirim

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE), suspendeu quatro processos licitatórios para realização...

Casagrande avaliou o encontro como muito produtivo e espera que a parceria ajude a destravar os investimentos. “Combinamos sempre de atuar de forma conjunta para conseguir mais resultados. Vamos nos próximos dias 19 e 20 a Brasília debater vários desses temas abordados hoje, como a BR 262 e o Contorno de Mestre Álvaro, que estão com algumas pendências no Tribunal de Contas da União (TCU). Precisamos fechar esse gargalo que atrapalha a competitividade do Estado que é a falta de infraestrutura”, apontou.

Além do governador, da vice-governadora Jacqueline Moraes e de onze membros da bancada federal, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, e o superintendente do Dnit no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto, também participaram da reunião.

Continua depois da publicidade

Vicente destacou a importância da articulação política da bancada para assegurar recursos já previstos. “Temos na Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) sete projetos no valor global de R$ 455.694.234,23 em obras na área de macrodrenagem, que vão beneficiar os municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha e Colatina. Precisamos da articulação política da bancada o mais rápido possível para não perdermos esses recursos”, ressaltou.

O deputado federal e coordenador da bancada, Josias Da Vitória, afirmou que a primeira conversa dos parlamentares com o governador foi importante para alinhar as demandas prioritárias. Ele acredita que a convergência entre o Governo do Estado e os parlamentares vão permitir que o Espírito Santo viva um novo momento em sua relação com Brasília.

“O principal ponto tratado [na reunião] foi sobre a infraestrutura, como as rodovias BR-262, Contorno do Mestre Álvaro, BR-447, duplicação da BR-101 e outros assuntos, como a importação do leite, que tem uma nova regra agora, além da preocupação da mudança da inspeção dos produtores animais para exportação. Para isso, construímos uma agenda para que junto com o governador possamos sanar com o Governo Federal e avançar no desenvolvimento do Espírito Santo”, destacou o deputado.

Estiveram presentes da bancada Federal os senadores Marcos do Val e Fabiano Contarato, bem como os deputados Da Vitória, Ted Conti, Amaro Neto, Sérgio Vidigal, Felipe Rigoni, Soraya Manato, Lauriete, Evair de Melo e Hélder Salomão.

Publicidade