Política Regional

Casagrande define pautas federais em reunião com bancada capixaba

COMPARTILHE
Foto: Hélio Filhomes/Secom
64

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, promoveu, na manhã desta segunda-feira (11), a primeira reunião com a nova bancada federal capixaba. No encontro realizado na Residência Oficial, na Praia da Costa, em Vila Velha, foi discutida uma agenda de pautas a serem tratadas com a União. Na próxima semana, o governador e os parlamentares vão se reunir com ministros em Brasília (DF), para tratar de temas como infraestrutura, principalmente em relação a obras nas rodovias.

COISAS ESTRANHAS NA CÂMARA DE IÚNA

Estão acontecendo coisas estranhas na Câmara Municipal de Iúna. Na sessão realizada no último...

Maioria dos vereadores aprova compra de veículo de R$ 80 mil para Câmara de Iúna

A Câmara Municipal de Iúna acaba de aprovar o projeto de Lei nº 27/2019,...

Vidigal defende Reforma da Previdência que não penalize trabalhadores

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) manifestou críticas à Reforma da Previdência, nesta quarta-feira...

Casagrande avaliou o encontro como muito produtivo e espera que a parceria ajude a destravar os investimentos. “Combinamos sempre de atuar de forma conjunta para conseguir mais resultados. Vamos nos próximos dias 19 e 20 a Brasília debater vários desses temas abordados hoje, como a BR 262 e o Contorno de Mestre Álvaro, que estão com algumas pendências no Tribunal de Contas da União (TCU). Precisamos fechar esse gargalo que atrapalha a competitividade do Estado que é a falta de infraestrutura”, apontou.

Além do governador, da vice-governadora Jacqueline Moraes e de onze membros da bancada federal, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, e o superintendente do Dnit no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto, também participaram da reunião.

Continua depois da publicidade

Vicente destacou a importância da articulação política da bancada para assegurar recursos já previstos. “Temos na Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) sete projetos no valor global de R$ 455.694.234,23 em obras na área de macrodrenagem, que vão beneficiar os municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha e Colatina. Precisamos da articulação política da bancada o mais rápido possível para não perdermos esses recursos”, ressaltou.

O deputado federal e coordenador da bancada, Josias Da Vitória, afirmou que a primeira conversa dos parlamentares com o governador foi importante para alinhar as demandas prioritárias. Ele acredita que a convergência entre o Governo do Estado e os parlamentares vão permitir que o Espírito Santo viva um novo momento em sua relação com Brasília.

“O principal ponto tratado [na reunião] foi sobre a infraestrutura, como as rodovias BR-262, Contorno do Mestre Álvaro, BR-447, duplicação da BR-101 e outros assuntos, como a importação do leite, que tem uma nova regra agora, além da preocupação da mudança da inspeção dos produtores animais para exportação. Para isso, construímos uma agenda para que junto com o governador possamos sanar com o Governo Federal e avançar no desenvolvimento do Espírito Santo”, destacou o deputado.

Estiveram presentes da bancada Federal os senadores Marcos do Val e Fabiano Contarato, bem como os deputados Da Vitória, Ted Conti, Amaro Neto, Sérgio Vidigal, Felipe Rigoni, Soraya Manato, Lauriete, Evair de Melo e Hélder Salomão.

Publicidade