Cidades

Camerata Sesi se apresenta nas comemorações de 135 anos da Matriz Velha de Cachoeiro

COMPARTILHE
Foto: Thiago Guimarães
70

Na próxima quinta-feira (14), a Igreja Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, também conhecida como Matriz Velha, vai receber mais uma apresentação da Orquestra Camerata Sesi. A atração acontece às 19h30 e faz parte das comemorações dos 135 anos da paróquia.

Sine de Cachoeiro oferta oito vagas de emprego nesta segunda-feira (19)

O Sine Cachoeiro está com oito vagas de emprego nesta segunda-feira (19). A Agência...

Palestra sobre educação étnico-racial tem inscrições abertas em Cachoeiro

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim abriu inscrições para uma...

Sala do Empreendedor de Cachoeiro vai ao bairro Aquidaban

A unidade móvel da Sala do Empreendedor, da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, encerrá...

Durante 60 minutos, os músicos vão trazer canções de Mozart, Bach, Vivaldi e outros compositores populares.

Para o padre Evaldo Ferreira, responsável pela paróquia, esse é um momento de confraternização, onde os fieis vão poder conferir grandes clássicos da música popular brasileira.

Continua depois da publicidade

“Uma boa música eleva a alma e faz com que a gente tenha um momento de reflexão com Deus. Vai ser um presente para quem tiver o privilégio de poder assistir a essa apresentação”, destacou.

Durante a cerimônia, pe. Evaldo vai entregar a bênção do Nosso Senhor dos Passos, uma homenagem simbólica para ex-lideranças da comunidade e benfeitores que tenham contribuído ao logo dos anos para que a igreja se mantenha de pé.

“São pessoas que colaboraram na organização e manutenção do templo”, explicou padre Evaldo.

História

A Igreja Nosso Senhor dos Passos, também conhecida como Matriz Velha, recebeu a bênção inaugural em 1884. Era uma capela de propriedade particular do capitão Francisco de Souza Monteiro, na época, uma importante personalidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Era pai de figuras religiosas e políticas da cidade, como Jerônimo Monteiro, governador do Estado na época; Bernadino Monteiro, também um importante político da região; e Dom Fernando Monteiro, este último sendo o primeiro bispo nomeado no Espírito Santo.

A capela de Nosso Senhor dos Passos foi doada à paróquia, passou por diversas reformas em 1882 e começou a funcionar como matriz de Cachoeiro em 1884, já dedicada a São Pedro Apóstolo, padroeiro da cidade.

Saiba mais sobre a Camerata Sesi

A Orquestra Camerata Sesi é liderada pelo maestro Leonardo David e sua equipe de músicos é famosa por inovar no formato de suas apresentações, normalmente aplaudidas de pé, com fusões de gêneros musicais eruditos e populares como Rap, MPB, Forró e Rock’n’roll, incluindo parcerias com bandas locais e músicos consagrados nacionalmente, entre os quais Paulo Ricardo e Leoni.

Publicidade