Cachoeiro de Itapemirim

Vigilância Sanitária de Cachoeiro divulga a classificação de 120 restaurantes

COMPARTILHE
4972

A Vigilância Sanitária de Cachoeiro divulgou, nesta semana, a classificação por estrelas de 120 restaurantes do município, resultado de vistorias feitas pelos fiscais do órgão de agosto a novembro de 2018.

Assista a edição deste sábado (17) do programa “Top Show” pelo AQUINOTICIAS.COM

O programa "Top Show", do apresentador Parraro Scherrer, deste sábado (17) está no ar....

Sumaré será palco para partida de Futebol Americano válida pelo Campeonato Brasileiro

O estádio Mário Monteiro, Sumaré, do Estrela do Norte Futebol Clube, em Cachoeiro, vai...

Praça de Gironda ganha reforma, academia e brinquedos

Na noite da última quinta-feira (15), foram inaugurados em Gironda os projetos Espaço Viva...

Após avaliação de uma série de requisitos, os estabelecimentos vistoriados receberam de uma a cinco estrelas. Ganharam a pontuação máxima 39 restaurantes, e 37 receberam quatro estrelas. Vinte e sete ficaram com três, dois com nove e três com uma estrela.

Os itens observados são a estrutura física, a higiene de funcionários que manipulam os alimentos, do local e vestimenta, condição de armazenamento, procedência da matéria-prima e utensílios utilizados, como talheres e maquinários por exemplo.

Continua depois da publicidade

A classificação por estrelas está determinada no Código Sanitário do município. É realizada anualmente, com base no cumprimento dos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde.

Os estabelecimentos que recebem de uma a duas estrelas são considerados deficientes; três e quatro, razoáveis, e os com cinco, ótimos. Os restaurantes avaliados já receberam os certificados com a sua respectiva classificação, que devem ser afixados, obrigatoriamente, em locais visíveis para o consumidor.

De acordo com o coordenador de Fiscalização Sanitária, Denclair Escobar de Almeida, os locais onde foram detectados inadequações sanitárias receberam notificações e um prazo de 60 dias para as devidas correções. Em caso de não cumprimento, pode haver autuação ou, até mesmo, a interdição.

“A classificação é muito importante porque, além de mostrar a busca pela excelência e evolução dos estabelecimentos fiscalizados, garante ao consumidor a qualidade e a higiene dos produtos comercializados no local. Outro fato é que, com a garantia sanitária, pode-se fazer uma avaliação dos lugares onde se costuma ir ou pretende frequentar”, destaca o coordenador.

 

Confira aqui a lista de classificação dos restaurantes:

Publicidade