Estamos no verão, a estação mais quente do ano, e para aproveitar o calorão muitas pessoas procuram praias e piscinas neste período. Mas como fica a alimentação nestes locais? O que levar? O quer não consumir? Para responder estas perguntas, a reportagem do AQUINOTICIAS.COM conversou com a nutricionista Fernanda Freitas.
Confira a entrevista!
AQUINOTICIAS.COM – Quais alimentos não devemos levar para consumir em praias ou piscinas, mesmo que em caixas térmicas?
Fernanda Freitas – Devemos sempre lembrar que ao comprar ou preparar alimentos para consumir nestes locais, estes ficarão sob exposição ao sol. A temperatura muito alta junto à umidade são fatores favoráveis a proliferação de microrganismos causadores de intoxicações e outras doenças, mesmo que em caixas térmicas.
Alimentos que contenham maionese, creme de leite, iogurtes, frutos do mar e carnes mal passadas não são uma boa opção para levar. Outra dica é não levar alimentos muito calóricos, como frituras, doces e refrigerantes. Ao contrário do inverno, consumimos menos energia nesta época.
Como conservar alimentos nas caixas térmicas?
Para manter o alimento bem conservado e seguro por maior tempo é importante seguir algumas dicas, como utilizar potes pequenos e com travas para que os alimentos fiquem bem armazenados e o conteúdo não seja derramado. Mantenha a higiene da caixa térmica e embale os alimentos e frutas em saquinhos plásticos. Produtos como queijo, presunto e salame precisam ficar bem refrigerados e sem contato direto com outros produtos ou gelo. Lave as latas e garrafas de bebidas antes de armazenar na caixa. Bem armazenados e refrigerados, os alimentos podem permanecer consumíveis até 12 horas depois de guardados.
É mais vantajoso levar alimentos de casa para evitar consumir alimentos vendidos por ambulantes? O que levar?
Tanto do ponto de vista nutricional, quanto do ponto de vista higiênico sanitário, é sempre mais seguro levar alimentos de casa. Os alimentos vendidos na praia podem ter uma exposição ao sol por um período longo, e, muitas vezes, acabam contaminados devido à proliferação de microrganismos.
Por isso, cabe levar alimentos menos perecíveis e ao mesmo tempo hidratantes para repor os minerais e a água perdida pelo corpo com o suor. Sucos de frutas, frutas, água, sanduíches integrais sem maionese, biscoitos, torradas, e frutas desidratadas são uma boa opção.
O que devemos observar ao comprar alimentos vendidos por ambulantes?
Nesta questão, é preciso uma observação minuciosa. Roupas do ambulante, a forma que recebe o dinheiro e pega o alimento, armazenamento deste alimento, cheiro e textura, se fica aberto e exposto diretamente ao sol. Essas são medidas que ajudam a evitar o consumo de um possível alimento já estragado.
O que evitar comprar destes vendedores?
Frutos do mar, alimentos à base de maioneses e laticínios e carnes devem ser evitados porque possuem maior risco de azedarem.
Cuidados com as bebidas?
Para aqueles que não abrem mão de uma cervejinha na beira da praia é preciso ficar atento ao nível de hidratação. Para cada copo de álcool consumido é preciso ingerir um copo de água. Além de evitar a desidratação, isso irá ajudar a evitar a tão temida ressaca no dia seguinte. Frutas que contenham muita água, como melancia, melão, abacaxi e laranja e água de coco são ótimas opções.
Que infecções e doenças que podem aparecer após o consumo destes alimentos mal conservados?
Os riscos para quem consome alimentos mal conservados neste período são inevitáveis. Essas doenças típicas nesta época do ano podem causar infecções e intoxicações de alta gravidade. Existem mais de 250 Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), sendo a maioria causada por bactérias e fungos perigosos, levando de uma simples má digestão e a diarreias e até mesmo a morte.
É importante ficar alerta com os sintomas: náuseas, vômitos, falta de apetite, diarreia, dores abdominais e febre. Eles podem indicar alguma DTA.
Seguindo estas orientações, seu verão será seguro e divertido.