Guaçuí

Prefeitura de Guaçuí mostra serviços essenciais realizados no município

COMPARTILHE
193

A Prefeitura de Guaçuí, por intermédio de suas secretarias, realiza muitos serviços e obras que, geralmente, passam despercebidos pela população. E, por isso, chegam a ficar esquecidos ou nem são levados em consideração, como se não acontecessem. E no caso da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp), são muitos os serviços que podem ser relacionados neste caso.

Luciano Huck conta história de guaçuiense bem sucedido na Coréia

/com informações do Portal Extra   O programa Caldeirão do Huck deste sábado (3) contará a...

Festa de São Tiago começa hoje com abertura da 1ª feira da Agricultura Familiar

O distrito de São Tiago, em Guaçuí, estará em festa durante este final de...

Crediguaçuí comemora Dia do Cooperativismo com ação de prevenção em saúde pública e diversão para a criançada

O Dia do Cooperativismo foi comemorado com alegria e conscientização em Guaçuí em uma...

Segundo o secretário municipal de Obras, Hermes Guimarães, sua pasta executa muitas obras e serviços que “ficam abaixo do nível do solo” – como as drenagens, por exemplo – ou simplesmente não são notadas. “As pessoas, muitas vezes, acordam com as ruas limpas, o lixo e entulhos recolhidos, e nem notam que alguém fez esse serviço, que a cidade está limpa, porque alguém trabalha muito para que fique assim”, afirma. Segundo o secretário, as pessoas acabam relacionando o setor apenas com as obras físicas de maior porte, como calçamentos e outras.

No caso das drenagens, segundo informações da Semoisp, já foram implantados, na cidade, nos últimos seis anos, quase 5 mil metros lineares de redes pluviais que transformaram a realidade do dia a dia de Guaçuí. Pontos problemáticos, como a Ponte da Interminas e, mais recentemente, no início da Avenida José Alexandre, no bairro São José, onde aconteciam alagamentos, não trazem mais problemas. “Com essas novas redes de drenagem, foram solucionados problemas antigos”, afirma Hermes.

Continua depois da publicidade

Entre os muitos serviços realizados pela Semoisp, um ganhou destaque, nos últimos dias, porque está sendo fundamental no combate aos focos do mosquito da dengue. A limpeza dos bueiros faz parte da rotina da Secretaria, sendo feito em determinados períodos do ano, mas agora foi intensificado na parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo pode ser dito da limpeza de córregos, como aconteceu no bairro Vale do Sol e está sendo feito atrás da sede da AABB, serviço importante para o bem estar da população.

Contudo, um serviço que é visto todos os dias pela comunidade e não menos importante e essencial é a coleta de lixo. No entanto, para que ela aconteça, por exemplo, é preciso que um servidor cuide do caminhão, fazendo sua lubrificação e lavagem. Assim como, também é feita a coleta de entulhos, móveis e outros resíduos que não podem ser recolhidos pela coleta diária. Sem esquecer a varrição que começa antes do dia clarear, o recolhimento de terra acumulada nas vias e a capina e controle de mato dos calçamentos e beirada de ruas. “É um trabalho diário para manter a cidade limpa e com boa aparência”, destaca Hermes.

As equipes da Semoisp ainda realizam a limpeza de terrenos, praças, parques e imóveis públicos, além da lavagem de vias, na sede e distritos do município, entre muitos outros serviços não citados aqui. E os servidores da Semoisp ainda tocam a fábrica de manilhas e meios fios que são utilizadas em obras de drenagem, calçamentos e na manutenção da cidade e distritos. Ou seja, nem tudo que não é visto não quer dizer que não aconteça.

Publicidade