Guaçuí

Prefeitura de Guaçuí distribui mudas de frutíferas no bairro Horto Florestal

COMPARTILHE
226

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) doou 60 mudas de árvores frutíferas a moradores do bairro Horto Florestal. A distribuição aconteceu na tarde de terça-feira (8) e as mudas foram conseguidas por meio de uma parceria com a empresa Citrosul de Guaçuí, sem custos para o município. Cada família recebeu uma muda à sua escolha, dentre as espécies disponíveis.

Raízes de árvores podem prejudicar infraestrutura da cidade

As árvores embelezam calçadas, fazem sombras para veículos e pedestres, arejam e humanizam o...

Prefeita Vera Costa visita local de montagem da ponte provisória na BR 482

A prefeita de Guaçuí, Vera Costa, visitou no domingo (14) a área onde está...

Prefeitura de Guaçuí implanta sistema para limitar empréstimos consignados de servidores

A Prefeitura de Guaçuí tomou uma iniciativa que visa a educação financeira de seus...

A ideia da iniciativa das doações surgiu após uma reunião da Semmam com a Associação de Moradores do Bairro Horto Florestal, no mês de dezembro do ano passado, onde os moradores solicitaram a doação de mudas nativas da Mata Atlântica. “Visitamos algumas casas e percorrermos a maioria das ruas dos bairros e, para não prejudicarmos a mobilidade dos moradores nas calçadas cidadãs, discutimos então a possível distribuição das mudas de frutíferas, sendo imediatamente bem aceito pelos moradores”, informou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins.

A partir daí, a Semmam realizou um contato com a Citrosul, empresa de Guaçuí que comercializa mudas e sementes certificadas, que prontamente estabeleceu a parceria, doando as 60 mudas para distribuição no bairro, num montante que chegaria ao valor total de R$ 540,00. Foram distribuídas 20 mudas de mexerica ponkan, 20 mudas de laranja bahia – que não produz caroço –, 10 mudas de pinha e 10 mudas de uvaia – fruta esta com alto teor de vitamina C, cerca de quatro vezes mais que a laranja. As mudas possuem Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), com alta qualidade e isentas de doenças, já que passam por acompanhamento e avaliações constantes por um engenheiro agrônomo.

Continua depois da publicidade

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Romário Silva Gonçalves de Oliveira, a distribuição de mudas frutíferas foi importante, porque irá proporcionar a qualidade ambiental do bairro Horto Florestal. “Essas mudas distribuídas irão aumentar a área verde do bairro e, além disso, a ação promoverá a melhoria da saúde dos moradores, porque vai proporcionar produção de alimentos. Só tenho a agradecer imensamente ao secretário Martins e sua equipe pela atenção e pronta resposta em nossa demanda”, afirmou.

Publicidade