Cidades

Iúna vive momento de revolução e resgate cultural

COMPARTILHE
838
Advertisement
Advertisement

Nos últimos dois anos, o município de Iúna tem promovido e apoiado uma série de atividades e ações que estão resgatando os valores e tradições locais, bem como incitando a produção artística em vários segmentos na sociedade. As ações têm resgatado a identidade cultural da cidade, proporcionado oportunidades de integração entre artistas, intelectuais e demais setores da sociedade iunense.

Continua depois da publicidade

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Iúna, Iolanda Vial, explica que desde 2017, o trabalho da equipe é voltado para retomar atividades culturais que ficaram adormecidas e, também, propor novas ações. “Todo o Caparaó é riquíssimo em relação à Cultura. Iúna, especificamente, podemos atestar que, culturalmente falando, tem uma riqueza imensurável. Essa riqueza ficou adormecida por muito tempo. E a gente tem uma missão muito importante que é não deixar isso morrer”, pontua Iolanda.

Um dos exemplos foi o Festival de Esquetes, peças de curta duração, que retornou ano passado e não era realizado desde a década de 90. “Quando a gente fala de revolução cultural, a gente é bem audacioso porque muita coisa que nós trouxemos à tona nessa gestão eram situações e manifestações adormecidas. O Festival de Esquetes, por exemplo, foi um verdadeiro sucesso em 2018. Foi a terceira edição, a segunda havia acontecido em 1997. São situações que a gente precisa buscar. Temos atores maravilhosos em Iúna. O Festival serviu para dar uma ‘acordada’ nesses grupos”, revelou.

Outro retorno em grande estilo foi do Desfile da Rainha do Café, que não era realizado há 17 anos. Ele foi retomado em 2017, como parte do Festival Café & Cultura. Devido a questões orçamentárias, o Festival não foi realizado em 2018, mas a realeza do Café de Iúna foi eleita dentro da programação da Festa de Emancipação. O desfile foi na praça do Ginásio com uma produção que chamou a tenção pelo glamour, beleza e organização.

Continua depois da publicidade

“O desfile do café foi perfeito! Elegemos uma rainha linda, duas princesas maravilhosas, simpáticas. Foi ao ar livre, na praça, com público maravilhoso que compareceu em peso para prestigiar. O evento contou com muito glamour”, avaliou a secretária.

Mostra Cultural

Uma realização inédita em Iúna, em 2018, foi a Mostra Cultural que em três dias reuniu os vários talentos da cidade, momento em que os artistas tiveram espaço para apresentar seus trabalhos. “Nós começamos a observar que os nossos talentos só crescem nas escolas, nos bairros, nos morros, nas periferias, em todos os cantos do município. Seja na música, no teatro, no artesanato, na Literatura, temos talentos diversos. A Mostra Cultural foi algo surpreendente!”, explicou Iolanda Vial.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Ainda segundo a titular da pasta da Cultura, a seriedade do trabalho desenvolvido tem gerado confiança e envolvimento da comunidade local. “Estamos resgatando uma credibilidade muito boa com os munícipes e a própria sociedade. As pessoas querem ajudar, elas batem à porta e pedem o que a gente precisa. Isso é muito bacana! Nós prestamos conta dos nossos atos à sociedade e isso está abrindo portas”, considerou.

E toda essa revolução na área cultural de Iúna está conseguindo mudar a forma de pensar cultura na sociedade.  “As pessoas estão começando a entender que Cultura não é, basicamente, uma festa em uma praça. Cultura é Literatura, Teatro, raízes. Podemos dizer que em 2018, nós fizemos Cultura com “C” maiúsculo”, finalizou.

Ainda nesses dois anos, Iolanda destaca o Encontro Nacional dos Poetas Trovadores, realizado pela Academia Iunense de Letras em que a Prefeitura foi parceira. Outra iniciativa foi o “Palco Livre”, na Festa do Município, onde artistas da terra tiveram espaço, proporcionando um ambiente de encontro familiar e agradável para todas as idades.

Projetos para 2019

Para 2019, o trabalho segue nesse linha e conta com um planejamento voltado para a valorização da cultura, fortalecimento da identidade local e voz e oportunidades aos artistas iunenses. “Temos um planejamento muito bacana para 2019. Manter essa dinâmica com relação à cultura, principalmente tentar mostrar para a sociedade que cultura vai muito além de uma festa. Eu preciso agregar valor. Cultura é valor!”, salientou Iolanda.

E a equipe também tem sonhos ainda mais audaciosos como a construção de um Teatro Municipal com recursos do Governo Federal. “O maior desafio de estar dentro da secretaria é trabalhar com dinheiro público. É uma coisa muito séria. Eu não admito erro nesse sentido. Com relação às ideias, temos muitas! Nosso grande sonho é um Teatro Municipal em Iúna. Estamos acabando de montar esse projeto e vamos pleitear junto ao Governo Federal”, adiantou a secretária.

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: (28) 3521-7726, [email protected].