Marataízes

Ação em defesa do consumidor fiscaliza a orla de Marataízes

COMPARTILHE
817
Advertisement
Advertisement

Com a chegada do verão, a procura por locais para diversão aumenta. As praias, os quiosques, os bares e os restaurantes são os pontos mais frequentados pelos consumidores em férias. Por essa razão, para que o consumidor possa aproveitar os dias de lazer sem transtorno, o Procon de Marataízes em parceria com o Procon-ES, a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente realizam uma ação conjunta, cada um na sua competência, na Lagoa do Siri, localizado no extremo sul do Espírito Santo.

Continua depois da publicidade

A Operação tem o objetivo de resguardar os direitos do consumidor, os fiscais percorrerão restaurantes, bares e quiosques por toda a orla de Marataízes, até o final desta semana. Segundo a Coordenadora Executiva do Procon de Marataízes, todos fornecedores de produtos e serviços foram visitados no verão de 2018, durante uma ação de conscientização e orientação, onde o órgão intensificou as informações quanto às adequações à Lei de Defesa do Consumidor r meio de panfletos e educativos e informativos.

No local, algumas irregularidades foram constatadas, como exigência de consumação mínima, delimitação de área de praia, falta de informações em pontos visíveis dentre outras. Os comerciantes que estavam irregulares foram autuados.

A proprietária de um dos restaurantes mais famosos da Lagoa do Siri, Magnólia Marvila, avaliou positivamente a ação e ressalta: “Muito importante essa visita desses órgãos fiscalizadores na nossa região, pois eles nos alertam sobre o que está certo e errado e isso nos auxilia na prestação de um bom serviço para os nossos turistas. Estamos aqui para servir bem e nossa intenção é que eles saiam satisfeitos e voltem sempre!”.

Continua depois da publicidade

A coordenadora informa que o consumidor que presenciar alguma irregularidade poderá acionar o Procon de Marataízes pelo 3532-1317 ou Procon-ES pelo 151.

 

Classificação por estrelas

Advertisement
Continua depois da publicidade

A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária de Marataízes, presente à ação desta quarta-feira (16), já está na ativa desde o dia 02 de janeiro, quando deram início à fiscalização nos restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes e padarias presentes na orla do município. Segundo o coordenador da VISA, Ayub Nassar Fraga uma série de itens são checados, como a higiene do local, tanto interna quanto externa, documentação indispensável ao funcionamento, acondicionamento dos alimentos e de resíduos, prazos de validade, rótulos e outros.

No final da visita o estabelecimento recebe um certificado indicando a excelência da prestação do serviço prestado por meio de estrelas. A fiscalização segue até meado de março.

“Estamos aqui para garantir que os estabelecimentos estejam de acordo com as regras sanitárias, oferendo ao consumidor um produto com segurança, que agregue qualidade e boas condições de higiene.”, diz o coordenador.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.