Variedades

John Neschling vai reger estreia italiana de 'Lo Schiavo', de Carlos Gomes

COMPARTILHE
16

O maestro John Neschling vai reger a estreia italiana da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes, em fevereiro. A produção, anunciada no final de dezembro pelo Teatro Lírico de Cagliari, seria comandada por Luiz Fernando Malheiro, que no entanto cancelou sua participação após assumir, na semana passada, o posto de diretor musical do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Filhote se torna 'cão-guia' de amigo que perdeu olhos por glaucoma

Uma amizade entre dois cachorrinhos nos Estados Unidos tem chamado atenção nas redes sociais....

'Temos filhos, então temos que nos dar bem', diz Luciana Gimenez sobre os ex

A apresentadora Luciana Gimenez falou que seus filhos são o principal motivo pelo qual...

Mel B revela envolvimento sexual com colega de Spice Girls

Uma entrevista concedida por Mel B ao programa Life Stories, do apresentador Piers Morgan,...

Com direção de Davide Garattini Raimondi, Lo Schiavo foi anunciado como uma coprodução entre o Teatro de Cagliari e o Festival Amazonas de Ópera, realizado em Manaus, do qual Malheiro é o diretor artístico, e a expectativa é de que ela seja encenada na edição deste ano do evento. No elenco está o barítono brasileiro Rodolfo Giuliani, que interpretará o protagonista Iberê em quatro das nove récitas previstas entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março.

Escrita nos anos 1880, Lo Schiavo baseou-se em um libreto do Visconde de Taunay, tendo um escravo de origem africana, Iberê, como protagonista. A princípio, a obra seria estreada no Rio de Janeiro, mas o compositor resolveu levá-la para a Itália, alterando o texto e fazendo do protagonista um índio, imaginando reproduzir o sucesso de O Guarani.

Continua depois da publicidade

Com a mudança, Taunay, envolvido com o movimento pela abolição dos escravos, pediu que seu nome fosse retirado da obra. Os desentendimentos, no entanto, não acabariam aí: brigas entre Gomes e o poeta responsável pela adaptação do libreto para o italiano levaram a uma batalha judicial que resultou na proibição da apresentação de Lo Schiavo na Itália.

João Luiz Sampaio
Estadao Conteudo
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Publicidade