Espírito Santo

Selo Social é entregue a 70 empresas do ES que empregam detentos

COMPARTILHE
Foto: Leonardo Duarte/Secom
92

Setenta empresas, de várias regiões do Espírito Santo, receberam, nessa terça-feira (4), o Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”, por contribuírem para a reinserção de detentos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. Pelo oitavo ano consecutivo, a cerimônia de homenagem a essas empresas foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

Oportunidades no ES é tema de workshop realizado pela Setur e Sedes em São Paulo

O Espírito Santo foi o único Estado da Federação a receber a nota máxima...

Espírito Santo já puniu 36 empresas com base na Lei Anticorrupção

Neste domingo (9), comemora-se o Dia Internacional Contra a Corrupção, data instituída pela Organização...

Mais de 150 famílias em Vargem Alta e Alegre beneficiadas com o programa Morar Legal

Garantindo o direito de cidadania e qualidade de vida para a população capixaba, o...

O Selo Social foi entregue aos empresários pelo governador Paulo Hartung e pelo secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes. A cerimônia também contou com a participação de representantes da equipe de Governo, do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Poder Legislativo, além de empresários de diversos setores do Espírito Santo.

O governador Paulo Hartung classificou a solenidade como significativa. “Eu celebro mais uma vez esse Programa que lançamos em nosso segundo Governo, uma visão do Dr. Ângelo Roncalli (ex-secretário de Estado da Justiça) em que precisávamos ter uma estrutura forte de socialização, acolher de uma forma a educar os internos e dar acesso à formação e ao exercício profissional. Para isso, precisávamos trazer empresas e órgãos públicos para participarem deste Programa de Ressocialização. Precisamos ter uma sociedade que puna, quando erros forem cometidos, mas que também abra janelas de oportunidades para que as pessoas tenham uma segunda chance e sejam recuperadas”, ponderou.

Continua depois da publicidade

O secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes, também destacou a importância da participação da sociedade, em especial, dos empresários capixabas, no processo de reintegração social das pessoas privadas de liberdade. “Esse é o oitavo ano em que o Governo do Estado certifica as empresas que absorvem a mão de obra de detentos do sistema prisional. E esse é um momento especial para todos nós, pois não há ressocialização sem a participação da sociedade”.

O secretário também ressaltou os avanços do sistema prisional do Espírito Santo nos últimos anos. “Hoje, a estrutura das nossas unidades prisionais permite que os detentos trabalhem, estudem e participem de cursos de qualificação”, finalizou.

Amigos da Ressocialização

Instituições que também contribuem com o programa receberam o troféu “Amigos da Ressocialização”. São elas: Banestes; Espírito Santo em Ação; Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti); Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades); Fertilizantes Heringer S.A.

Música e artesanato

A trilha sonora ficou por conta dos detentos que participam do projeto Nova Canção, do Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim.

O grupo, coordenado pelo inspetor penitenciário Walace Ferreira de Oliveira, apresentou as canções: Anunciação, de Alceu Valença, e É Preciso Saber Viver, composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Após a cerimônia, os convidados prestigiaram a exposição de móveis e artesanatos produzidos por internos do Sistema Prisional do Estado.

Certificação

Para receber o Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”, as empresas precisam ser conveniadas ao Programa de Responsabilidade Social e Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Também devem atender a requisitos como ter empregado, nos seis meses anteriores, no mínimo, cinco detentos condenados no regime semiaberto (trabalho externo) e/ou dez presos que trabalhem em frentes de trabalho dentro das unidades prisionais.

Os parceiros que recebem o Selo Social podem utilizar o símbolo em produtos e peças publicitárias, demonstrando sua atuação social e sua contribuição para a reinserção de detentos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.
Atualmente, 210 empresas fazem parte do Programa de Responsabilidade Social e Ressocialização da Sejus e empregam 3.194 detentos dentro e fora dos presídios.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão a produção de calçados, artesanato, produção e cultivo de alimentos, além de serviços de manutenção predial, elétrica e solda, lavanderia e construção civil.

Adesão ao programa

As empresas interessadas em participar da seleção de internos e egressos do sistema prisional para o mercado de trabalho podem entrar em contato com o Núcleo de Trabalho da Gerência de Educação e Trabalho da Sejus, pelos telefones (27) 3636-5852 ou 3636-5737 ou pelo e-mail [email protected]

As empresas que firmam convênio com a Sejus contam com benefícios como contratação de mão de obra fora do regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT); isenção de pagamento de férias, 13º salário, FGTS, multa rescisória, entre outros tributos; facilidade de reposição ou substituição de mão de obra; e isenção de despesas com locação de imóvel, água e luz, no caso de oficinas de trabalho dentro da unidade prisional.

Confira as empresas que receberam o Selo Social 2018:

ACP INDÚSTRIA DE MÓVEIS
ALIMENTARES REFEIÇÕES EIRELI
AMARAL COMÉRCIO E DECORAÇÕES EIRELI
ARQUIVO CONTEMPORÂNEO TECNOLOGIA EM DOCUMENTAÇÃO EIRELI
AUTO SERVIÇO IRMÃOS PIMENTEL
AUTOPEL AUTOMAÇÃO COMERCIAL E INFORMÁTICA
BC ENGENHARIA E ARQUITETURA EIRELI
BERTOLI CONSTRUÇÕES
BRITO E CIA
BUAIZ S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO
CAPRI LOGÍSTICA
CASA DO SERRALHEIRO
CHAMA SERVIÇOS TÉCNICOS EIRELI EPP
CIDADE ENGENHARIA
CM8 EMBALAGENS EIRELI
COBRA ENGENHARIA
COOK ALIMENTOS
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOMART ALIMENTOS
EDIFÍCIO RED TOWER
ELIT INDÚSTRIA DE TINTAS E REVESTIMENTOS
EMPRESA DE SANEAMENTO AMBIENTAL E CONCESSÕES
ESTOFADOS LINHARES
FÁBIO ZANOTTI – SÓ NO TOMATE
FERBOR COMÉRCIO DE MATERIAIS EIRELI
FLASH SERVIÇOS E REFORMA
GVS CONSTRUÇÕES, URBANIZAÇÃO E TRANSPORTES
HABIBRAS – HABITAÇÕES DO BRASIL ENGENHARIA LTDA
HOSPITAL ESTADUAL DE ATENÇÃO CLÍNICA
INSTITUTO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DO ESPÍRITO SANTO
JOSÉ WALMIR THOMAZ
JOVEM MARTIN ZUCOLOTO
LEÃO ALIMENTOS E BEBIDAS
MAGNATECH INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EMBALAGENS
MARCA CONSTRUTORA E SERVIÇOS
MARTINS & MARTINS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS DE LIMPEZA
MC ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS
MELHOR ALIMENTAÇÃO
NATUREZA VIVA RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS
NICOPACK EMBALAGENS
NOVOLAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS E ESQUADRIAS
ORION INDUSTRIAL E SALVATAGEM
PADARIA PARQUE DAS CASTANHEIRAS
PENEDO INDÚSTRIA E COMÉRCIO
PNEUS MAURI C&S
POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
POLIPAVI – SANEAMENTO E PISOS
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DE VIANA
SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS DE VIANA
PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA
PRÓ MEMÓRIA SERVIÇOS
PROGYP SISTEMAS CONSTRUTIVOS
PROLAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS
RÁDIO E TELEVISÃO ESPÍRITO SANTO
REALCAFÉ SOLÚVEL DO BRASIL
REALMAR DISTRIBUIDORA
RIMO INDÚSTRIA E COMÉRCIO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DO GOVERNO
ERV FOOD ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE VITÓRIA – CRE METROPOLITANO
TOZZATTO INDÚSTRIA DE ARTIGOS INOX LTDA ME
TRANSCAMPEÃO TRANSPORTES LTDA ME
TROP FRUTAS DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
URESERRA GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
VALE DO MOXUARA TURISMO RURAL
VIVO SABOR ALIMENTAÇÃO
WEG LINHARES EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

Publicidade