Espírito Santo

Seis personalidades da Cultura Capixaba são homenageadas com a Comenda Rubem Braga

COMPARTILHE
Foto: Pedro Dutra/Secom
119

Como forma de reconhecimento público de ações na área cultural capixaba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), entregou uma importante premiação a seis personalidades da cultura. A solenidade foi realizada no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na noite desta quinta-feira (20).

TRE-ES elege nova mesa diretora para biênio 2020/2021

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) elegeu na tarde desta...

Decreto torna obrigatória a instalação de energia solar em novas edificações do Executivo estadual

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta segunda-feira (14), o decreto que institui...

Selecionados no programa CNH Social ES têm até a próxima segunda (14) para se matricular

Os selecionados no Programa CNH Social 2019 têm até a próxima segunda-feira (14) para...

Criada em 2013, a Comenda Rubem Braga reconhece pessoas que contribuem para o desenvolvimento da Cultura no Estado, preservando e difundindo as mais diversas manifestações em todas as suas modalidades e formas.

A noite de celebração premiou nomes como Raul Sampaio Cocco, Starley Bonfim, Juliana Lisboa, Maria Laurinda, Getúlio Neves e Silvio Barbieri, mostrando a diversidade dos perfis escolhidos, que de alguma forma estão envolvidos no cenário cultural e merecem o reconhecimento público de duas ações. Essa premiação acontece anualmente e concede aos homenageados medalha e diploma.

Continua depois da publicidade

A solenidade contou com duas atrações culturais. Na abertura, a apresentação do Grupo Fames Brasileiríssimo, que executou um Pot-pourri de quatro canções que marcaram época na história da música popular brasileira e que são de autoria de um dos homenageados da noite, o compositor Raul Sampaio. O evento encerrou com uma bela apresentação do Grupo Caxambu Santa Cruz de Monte Alegre, comandado por Maria Laurinda, também uma das homenageadas da noite.

Dentre as personalidades já homenageadas com a Comenda Rubem Braga estão o jornalista e escritor Marien Calixte; o mestre do Ticumbi, mestre Terto, Tertolino Balbino; o ator Ednardo Pinheiro; a professora e dançarina Lenira Borges, a cantora lírica Natércia Lopes; a escritora e pesquisadora Bernadette Lyra; o roteirista, diretor de cinema e fotógrafo Orlando Bomfim.

Publicidade