Cidades

Conheça as belezas naturais de Conceição do Castelo

COMPARTILHE
Cachoeira da Fumaça. Fotos: Edézio Peterle.
2016
Advertisement
Advertisement

O verão já esta aí e as temperaturas estão subindo a cada dia. Muitos procuram curtir o calorão nas praias capixabas, mas há quem goste de mais verde e contato com a natureza. Conceição do Castelo, município da região das Montanhas Capixabas, cortado pela BR 262, é uma boa opção para quem quer fugir da agitação das praias e relaxar em águas e ares mais tranquilos.

Continua depois da publicidade

A cidade é referência em cultura tropeira e rica em Mata Atlântica o que lhe proporciona muitas belezas naturais atrativas e opções de cachoeiras que chamam a atenção pelo volume de água, paisagens exóticas e, em alguns casos, infraestruturas para receber visitantes e turistas.

Um dos cartões-postais do município, considerado o lugar mais bonito de Conceição, é o Vale do Emboque, que fica na estrada para a localidade de Monforte Frio. O vale é composto por grandes paredões rochosos, com um riacho e um casebre abandonado que completa o cenário peculiar. O ambiente é procurado por moradores como destino de passeio, contemplação e sossego.

O servidor público, Richardison Saleme Sansão, frequenta o local desde criança. “Conheci o Vale do Emboque em uma vista da escola. Depois de adulto, passei a ir lá a passeio. Para mim, é o ponto turístico mais bonito do município. Quando você está dentro do Vale, por estar próximo à Rota Imperial da Estrada Real, o pensamento remete aos tempos imperiais.  Você começa a imaginar como era a visão dos portugueses quando chegaram em Conceição do Castelo. Me faz viajar no tempo, realmente”, detalha o jovem.

Continua depois da publicidade

O local se tornou um ponto dos passeios de Richardison. “É um vale muito bonito, praticamente intocado que preserva uma beleza que é natural dele mesmo.  Depois que o conheci, vou até lá, frequentemente. É um recanto de paz e tranquilidade muito grande. Uma boa opção para passar parte do dia”, completa.

Cachoeira dos Vargas

Outro destaque do município é sua abundância em recursos hídricos. Com o fim do ano se aproximando, as temperaturas aumentam e Conceição do Castelo se apresenta como opção de destino de final de semana para visitar e passear com amigos e família. A Cachoeira dos Vargas é a rota mais próxima, distante apenas 2 quilômetros do Centro da cidade. Ali, os visitantes contam com estrutura de bar, piscinas para adultos e crianças. No local, também há mesas e espaços para churrascos em meio às arvores e o leito d’agua.

Advertisement

Cachoeira da Fumaça

Continua depois da publicidade

Pra quem prefere locais mais retirados, a opção é a Cachoeira da Fumaça que possui a maior queda d’água de todo o município. Ela é formada por um grande complexo rochoso composto por várias quedas. É também considerada uma das cachoeiras mais belas de Conceição do Castelo, um cartão postal que é orgulho da região. Devido à força da água ao bater nas rochas, forma-se cotículas que dá a impressão de estar saindo fumaça da cachoeira, por isso do nome.

A Cachoeira da Fumaça fica a cerca de três quilômetros do Centro da cidade. Para chegar até o local, basta seguir pela ES-165. Depois, percorrer mais um quilômetro por estrada de chão.

Cachoeira do Racha Bunda

Já a Cachoeira do Racha Bunda possui uma pequena queda e é própria para quem gosta de “chiar”, ou seja, escorrer pelas pedras. Ela está localizada em meio à vegetação o que possibilita um contato bem próximo com a natureza. Ao final da queda, há um poço de profundidade mediana que possibilita banhos e mergulhos. É um local agradável e tranquilo para quem deseja relaxar por algumas horas.

Para chegar ali é só seguir pela ES 165. Em determinado ponto da Rodovia, há um placa à direita, sinalizando para a cachoeira Racha Bunda. Daí, é só seguir por mais dois quilômetros por uma estrada de chão.

Refúgio

O jovem Ozeias Real é estudante universitário e natural de Conceição do Castelo. Ele frequenta a cachoeira Racha Bunda aos domingos e, quando está sozinho no local, aproveita para relaxar e contemplar a natureza ao redor. Para Ozeias, o local serve como um ponto de equilíbrio e contemplação da natureza.

“Eu sou muito sentimental quando se fala dessa cachoeira. Para mim, é um refúgio, um lugar onde encontro muita paz, principalmente quando estou sozinho. É onde me concentro, onde tento escrever algumas coisas, ou às vezes, não faço nada, só chego lá, sento e ponho os pés na água. Quando eu passo muito tempo sem ir, meu corpo sente falta. Nos auges do meus dias de estresses, eu tenho que ir lá e me conectar com a natureza. Lá, eu fico muito bem!”, conta.

Casal aventura: trilhas para caminhadas

O empresário José Ismael da Silva e a esposa Luciléia Moreira da Silva criaram, há cerca de três anos, o habito de caminhar pelas paisagens paradisíacas do município. No início, o casal percorrida até cinco quilômetros. Com o tempo e o ganho de condicionamento, eles já caminharam 24 km em um único dia.

“Conceição do Castelo é um dos poucos municípios de nosso estado, que foi presenteado com uma rica história, além é claro de suas belezas naturais que tornam este recanto um lugar de tranquilidade e fascínio, onde pode-se apreciar lindas cachoeiras, matas preservadas e trilhas que a cada passo dado vão revelando cenários exuberantes, descortinando assim nossa riqueza natural e histórica”, conta Ismael.

Além de caminhar, o casal tem o objetivo de divulgar as belezas da cidade e hábitos saudáveis que proporcionam qualidade de vida para os moradores e visitantes do município.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].