Cidades

Confira seis dicas para uma ceia saborosa e saudável

COMPARTILHE
645
Advertisement
Advertisement

Natal é tempo dedicado à confraternização, paz de espírito, orações e estar em família. Seja nas tradições religiosas ou nos costumes transmitidos de geração em geração, o espírito natalino prevalece na rotina das pessoas. Na reunião familiar ou na festa de fim de ano da empresa, a mesa sempre está posta com os melhores quitutes típicos dessa época do ano.

Continua depois da publicidade

A ceia de Natal ou o almoço natalino são comuns na maioria dos lares e esperados por muitos o ano todo. Ali, se reúnem filhos, primos, amigos, vizinhos e a fartura é certa. Porém, visando a saúde do corpo é necessário evitar exageros ou optar por alimentos e bebidas menos calóricas e mais saudáveis.

Confira as dicas:

1- Evite gorduras e carnes gordas

É importante evitar alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como frituras, embutidos (presunto, salsicha e salame), maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone e cheddar), carnes gordas (pernil, bacon, pele de aves e carnes vermelha com gordura) ou massas com creme de leite.

2- Beba com moderação

Continua depois da publicidade

Dispense o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e opte por sucos naturais e também por água de coco.

3- Cuidado com os aperitivos

Advertisement
Continua depois da publicidade

Aperitivos: prefira uvas, damascos secos, ameixas, tâmaras e outras frutas.

4 – Saladas

Inicie a ceia com saladas cruas, pois possuem alto teor de fibras que irão atuar na absorção das gorduras. Invista em saladas tropicais com pedaços de frutas como maçã, abacaxi, manga e uva.

Na hora de temperar, utilize molhos à base de azeite de oliva, cebola, orégano e pimenta vermelha.

5 – Prato principal

Use carnes brancas como peru, chester, frango, tender magro e lombo em sua ceia de Natal. Para regar os assados, é bom usar sucos e laranja com ervas, evitando óleos e manteiga. Sempre escolha ingredientes com menor valor calórico, como leite desnatado, ricota, verduras, legumes e frutas.

Nas farofas é importante evitar o uso de embutidos (presunto e linguiça) para que se evite o excesso de gordura e sódio.

As amêndoas, avelãs, nozes, castanhas de caju e pará, pistache, são ricas em gorduras insaturadas que trazem benefícios para o organismo, porém devem ser ingeridas com moderação.

6 – Decoração

Abuse das frutas para enfeitar os pratos. As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frutas secas, por isso, devem ser evitadas.

7- Fique atento aos seguintes alimentos:

Chester: um frango muito maior que o convencional que apresenta mais gorduras do que o peru e uma menor quantidade de proteínas.

Pernil suíno ou de vitelo: são bem mais saborosos por apresentarem uma concentração maior de gorduras, porém, são mais calóricos.

Panetone: apesar de possuir frutas secas, a sua massa é rica em gorduras e, por isso, deve ser ingerido em pequenas quantidades.

*As dicas são do site Cia Athletica, preparadas por Andréa Pincheli é mestre em Alimentos e Nutrição pela Unicamp de Campinas, São Paulo, e nutricionista do site Cia Athletica.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].