Cidades

Cachoeiro firma parceria para fortalecer educação integral

COMPARTILHE
Divulgação PMCI
213

A implantação de escolas de tempo integral na rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim agora tem o apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entidade presente em diversos estados brasileiros com ações de qualificação do ensino básico público.

Conferência Municipal de Saúde abre inscrições na próxima semana em Cachoeiro

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) vão...

Diretor do GFC ministra palestra sobre a Comunicação na Gestão Pública em Conceição do Castelo

O diretor do Grupo de Comunicação Folha do Caparaó (GFC), Elias Carvalho Soares, participou...

Agricultura de Bom Jesus do Norte recebe reforço de dois novos tratores

A agricultura de Bom Jesus do Norte segue sendo fortalecida. O setor ganha o...

Nesta semana, o município firmou acordo de cooperação com o Espírito Santo em Ação, movimento empresarial certificado pelo ICE para implantar no estado o modelo de “Escola da Escolha”, centrado no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes.

A aplicação da metodologia, que já é adotada em escolas capixabas de ensino médio, começa em 2019 nas escolas de ensino fundamental “Prof. Athayr Cagnin”, no bairro Nossa Senhora de Fátima, e “Julieta Deps Tallon”, no bairro Zumbi. A primeira passou a funcionar em tempo integral neste ano e a segunda inicia no próximo ano letivo. Cada uma vai atender 200 alunos de turmas do 1º ao 5º ano com jornada estendida (7h às 17h) e atividades extracurriculares.

Continua depois da publicidade

Na terça (4) e na quarta-feira (5), a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) responsável por implantar o novo modelo pedagógico nessas unidades de ensino participou da primeira formação com especialistas do Núcleo de Educação do ES em Ação.

A preparação das duas escolas inclui, também, a revitalização e ressignificação de espaços dos prédios para possibilitar a realização de atividades pedagógicas com foco no estímulo à criatividade e no desenvolvimento de competências e habilidades.

“Com o apoio do ICE e entidades parceiras nessa iniciativa, vamos fortalecer o programa municipal de educação integral, que começamos a implantar neste ano. O modelo de Escola da Escolha tem alcançado resultados excelentes Brasil a fora, aferidos, inclusive, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É a conjugação da ampliação do tempo de permanência na escola com práticas educacionais que favorecem o aprimoramento das potencialidades dos alunos e, também, dos educadores”, frisa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Para o prefeito Victor Coelho, que assinou o acordo de cooperação na terça-feira (4), em Vitória, com o ES em Ação e o Movimento Empresarial Sul Capixaba (Messes), esse é mais um passo importante que Cachoeiro dá na busca pela melhoria da educação pública. “Queremos uma escola inovadora, que, mais do que oferecer um ensino de qualidade, promova o desenvolvimento integral das nossas crianças e jovens. Acredito muito na educação como ferramenta de transformação e essa parceria contribuirá bastante com o município nesse sentido”, avalia.

Publicidade