Geral

Temer participa de entrega de Prêmio Jovem Cientista em Brasília

COMPARTILHE
9

O presidente Michel Temer participou nesta quarta-feira, 5, da cerimônia de entrega do Prêmio Jovem Cientista, realizada no Palácio do Planalto. Para ele, o reconhecimento aos agraciados é importante para estimular a ciência brasileira.

Vazamento de óleo provocado por tentativa de furto atinge Baía de Guanabara

Uma tentativa de furto no oleoduto da Petrobras que passa pelo município de Magé,...

Odebrecht pagará multa de US$ 181 milhões ao Peru por suborno a autoridades

Autoridades do Peru disseram que a empreiteira brasileira Odebrecht concordou em pagar uma multa...

Columbia Britânica cancela missão comercial à China por prisão de Meng Wanzou

Uma missão comercial à China pela província canadense de Colúmbia Britânica foi cancelada neste...

“O tema é vital. Não podemos pensar no nosso amanhã sem refletirmos sobre inovação, o meio ambiente e a transformação da nossa sociedade. Isso significa que queremos ser, cada vez mais, uma potência científica”, disse Temer em discurso. Para ele, nenhum governo brasileiro pode prescindir “do aconselhamento e visão privilegiada dos nossos cientistas”.

O tema do prêmio neste ano é: “inovações para a conservação da natureza e inovação social”. O prêmio foi criado em 1981, está em sua 29ª edição (ele não foi realizado em alguns anos) e contempla as categorias Mestre e Doutor, Ensino Superior, Ensino Médio, Mérito Científico e Mérito Institucional.

Continua depois da publicidade

Antes das entregas dos prêmios, o ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, afirmou que o evento é “a oportunidade que temos para mostrar o talento dos brasileiros e o tanto que eles podem render com o apoio do poder público e do capital privado”.

O presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Mário Neto Borges, destacou que o prêmio é importante porque mostra que “do extremo sul ao extremo norte, temos talento de jovens que podem ser os que vão nos ajudar a construir o Brasil”. Ele anunciou que os vencedores ganharão uma viagem de uma semana ao Reino Unido, em parceria com o governo de lá, para que eles conheçam universidades, grandes laboratórios e centros de pesquisa.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq e do ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Banco do Brasil e conta com o apoio do projeto Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação, da embaixada do Reino Unido no Brasil.

Mariana Haubert
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Publicidade