Cidades

Semana do Tropeiro vai até domingo em Conceição do Castelo

COMPARTILHE
178

Até domingo (18), o município de Conceição do Castelo estará promovendo a celebração da cultura local com a realização da Semana do Tropeiro. A programação que começou na última quinta-feira (15), reúne exposições, música, pouso e passagem da tropa pela cidade, além de palestra e exibição de curta-metragem.

Moradores poderão trocar lâmpadas por LED durante ação em Cachoeiro

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim receberá a partir de hoje (23), o posto...

Fim de semana esportivo teve de paradesporto a ciclismo de montanha em Cachoeiro

O fim de semana em Cachoeiro foi um prato cheio para os amantes do...

Confira os serviços confirmados para o 1º mutirão Transforma Cachoeiro

A praça principal do bairro Village da Luz receberá, no próximo sábado (28), o...

Neste sábado (17), o evento iniciou às 10 horas com a passagem da tropa pelas ruas de Conceição do Castelo, relembrando o antigo modo de transporte de cargas no lombo de muares utilizado na região. Na época, quem conduzia os animais era chamado de “tropeiro”. A cultura tropeira deixou suas marcas na histórias por meio da memória, vestimentas, música e gastronomia. A Semana do Tropeiro é realizada com o objetivo de resgatar e preservar essa cultura que marcou a formação sociocultural do município.

A partir das 19 horas de hoje, haverá exposição do curta-metragem “Café com Leite” que conta a história de Conceição do Castelo com um olhar em duas importantes cultuas agrícolas: a produção de leite e café. Logo após, haverá degustação de comidas típicas dos tropeiros como carne de porco na lata, pinguinha, linguiça e feijão tropeiro. Às 20 horas, terá a farra do tropeiro e moda de viola.

Continua depois da publicidade

No domingo, a programação começa às 17 horas com música caipira com Os Irmãos Bonicenha e às 20 horas, moda de viola com Saulo Viola e Pedro Lázaro. Toda a programação é aberta ao público e realizada na Casa do Artesão, na praça central de Conceição do Castelo.

A coordenação e organização do evento é do comerciante e poeta conceiçoense Armando Garbelotto. Além de estudar a história e cultura do município, Garbelotto é autor de livros, entre eles o “Tropas e Tropeiros: o transporte a lombo de burros em Conceição do Castelo”, publicado no ano de 2013.

Confira a programa deste sábado (17) e domingo (18):

Sábado:

10h: passagem da tropa pelas ruas da cidade;

19h: apresentação do curta metragem “Café com Leite” de Conceição do Castelo, realizado por alunos das escolas municipais no ano de 2008;

19h30: degustação de carne de porco na lata, pinguinha, linguiça e feijão tropeiro;

20h: farra do tropeiro e moda de viola com Edinho Ferreira e Eraldo Viola;

Domingo:

17h: música caipira com Os Irmãos Bonicenha

20h: moda de viola com Saulo Viola e Pedro Lázaro

 

Fotos: Maycon Cruz e Estúdio 028

Publicidade