Cidades

Dom Dario Campos é nomeado Arcebispo de Vitória

COMPARTILHE
Divulgação
317

O Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira (7) o pedido de renúncia apresentado por Dom Luiz Mancilha Vilela, e nomeou como novo Arcebispo de Vitória o Bispo da Diocese de Cachoeiro Dom Dario Campos.

Um ano após enchente, moradores sob área de risco em Rio Novo do Sul convivem com medo e incertezas

Neste domingo (17) completou um ano da maior enchente da história de Rio Novo...

Alunos da rede pública podem se inscrever para mais de 3 mil vagas em cursos de idiomas

Começam, nesta sexta-feira (15), as inscrições do processo seletivo para os cursos de inglês...

Emprego: Sine de Cachoeiro oferta 17 vagas nesta segunda (18)

O Sine de Cachoeiro está com 17 vagas de emprego em aberto nesta segunda-feira...

Dom Dario Campos é franciscano da Ordem dos Frades Menores. Nasceu aos 9 de junho de 1948, em Castelo. Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte , após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí também em Minas. Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do Norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG). Neste período, foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002 a 2006) e pelos Presbitérios do regional, além do Setor de Animação Vocacional (2006 a 2010).

Dom Dario tomou posse na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011. Seu lema episcopal é “Nas tuas Mãos”.

Continua depois da publicidade

Frade Franciscano

Dom Dario Campos fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores, em 10 de fevereiro de 1975, e foi ordenado sacerdote, em 8 de dezembro de 1977.

Dentro da Ordem, Dom Dario Campos desempenhou os seguintes cargos: Guardião do Convento “São Bernardino e São Francisco das Chagas”, em Belo Horizonte, Definidor, Secretário provincial, Vice-provincial, Mestre de Noviços, Mestre e Formador de seminaristas do curso de Filosofia, Diretor do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, Visitador-geral em algumas províncias franciscanas no Brasil, Ministro Provincial da Santa Cruz, em Belo Horizonte, Presidente da Conferência das Províncias Franciscanas do Brasil, e Promotor vocacional. Além disso, foi Vigário de São Dimas, em Belo Horizonte. Em 5 de julho do ano 2000 foi nomeado Bispo coadjutor de Araçuaí, (MG). Em 8 de agosto de 2001 tornou-se Ordinário dessa diocese.

No dia 23 de junho de 2004, foi transferido para a Diocese de Leopoldina. Em 27 de abril de 2011, foi nomeado Bispo de nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Saudação da CNBB a Dom Dario Campos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com fraterna alegria, a nomeação de dom Dario Campos, OFM, como arcebispo da arquidiocese de Vitória (ES).

O lema episcopal de dom Dario Campos, “Nas tuas mãos”, recorda da nossa filiação e entrega total aos planos de Deus.

Agradecemos a Deus a caminhada episcopal de dom Dario na diocese de Cachoeiro de Itapemerim (ES) e, em comunhão com as comunidades da diocese, desejamos um ministério episcopal fecundo na tonância da alegria do Evangelho, na unidade e partilha fraterna com o Povo que o espera na Arquidiocese de Vitória. Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese o acompanhe no seu ministério episcopal: “Ave, ó mãe do Senhor e ave, vós todas santas virtudes infusas pela graça e iluminação do Espírito Santo nos corações dos fiéis, fazendo-os de infiéis, fiéis de Deus” (S. Francisco de Assis).

Hartung parabeniza Dom Dario

Em nota o governado Paulo Hartung (MDB) também parabenizou o Arcebispo. “Parabenizo com carinho Dom Dario Campos, que foi nomeado nesta quarta-feira (07) pelo Papa Francisco como novo arcebispo da Diocese de Vitória. Dom Dario, com seu perfil humilde, de origem franciscana e dedicado à caridade, certamente será um bom pastor para os fiéis católicos do Espírito Santo. Manifesto aqui também meu carinho a Dom Luiz Mancilha Vilela, que desempenhou um belo e dedicado trabalho ao nosso Estado”.

Publicidade