Espírito Santo

Mapa do Turismo no Espírito Santo será atualizado em 2019

COMPARTILHE
534
Advertisement
Advertisement

O Mapa do Turismo Brasileiro será atualizado no primeiro semestre de 2019. A nova configuração será divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) em meados de 2019, e vai valer até o ano de 2021. Hoje, 62 dos 78 municípios capixabas estão no Mapa do Turismo do Espírito Santo, distribuídos em 10 Regiões Turísticas.

Continua depois da publicidade

As cidades capixabas interessadas em integrar atualização devem preencher os critérios já existentes de ter Órgão de Turismo e ter dotação orçamentária para o turismo, e nos novos critérios para 2019: ter Conselho Municipal de Turismo ativo e ter empreendimentos cadastrados no Cadastur – sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo.

No Estado, atualmente, 34% dos municípios que estão no Mapa têm Conselho Municipal de Turismo ativo e criado por lei; 45% possuem o Conselho criado por lei, porém estão inativos, e 21% não possuem o Conselho criado por lei.
A nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, consequentemente do Espírito Santo, faz parte das metas do Programa de Regionalização (PRT) do MTur para que, dessa maneira, a realidade do setor fique mais clara. A ação pretende servir como base de instrutiva para os órgãos públicos criarem políticas públicas, definindo as prioridades a serem trabalhadas.

Mapa do Turismo Brasileiro
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas.

Continua depois da publicidade

Este mapa é uma ferramenta de gestão e define as áreas que deverão ser trabalhadas como prioridades. Ele é atualizado periodicamente e conta com versões de 2004, 2006, 2009, 2013, 2016 e 2017. A Portaria Mtur nº 205, de 9 de dezembro de 2015, estabelece critérios para sua atualização. O Mapa do Turismo é atualizado bienalmente e vale por dois anos. A tendência é acrescentar mais critérios a cada versão.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.