Cidades

Cultura tropeira é encenada durante caminhada noturna em Conceição do Castelo

COMPARTILHE
296
Advertisement
Advertisement

A caminhada noturna realizada nesse final de semana, no município de Conceição do Castelo, além de uma alternativa saudável de esporte e lazer, proporcionou aos participantes um contato com a história e cultura do município. No decorrer da trilha, foi realizada uma encenação que contou a vida e trabalho dos tropeiros.

Continua depois da publicidade

A cena foi organizada pelo morador do município, José Ismael da Silva, que contou com a contribuição de membros do grupo de teatro Nova Geração e integrantes do Clube do Cavalo e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Os caminhantes foram surpreendidos com a cena ao lado do campo do Jatobá, próximo ao Indaiá, por onde passa a Rota Imperial. Ali, foi encenado o momento em que uma tropa chegava ao rancho com suas cargas no lombo de burros e mulas. Os tropeiros pernoitavam, contavam suas histórias, trocavam experiências de suas viagens e muitas vezes sofriam ataque dos índios que viviam em Conceição do Castelo.

“A história foi vivida e recontada por mim no papel de tropeiro. Claudinei e outro jovem da comunidade no papel de índios. Também participaram Oziris Padoani, Gilberto Cabral e Dalminho,  proprietários, agricultores e boiadeiros, amantes da tradição e raiz tropeira que ajudam a manter vivas nossas tradições e cultura. Eles ajudaram a contar essa linda história”, detalha Ismael.

Continua depois da publicidade

A Caminhada Noturna faz parte do Circuito Primavera Caminhadas na Natura. Ainda neste mês haverá mais duas edições nos próximos domingos, 23 e 30 de setembro.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.