Cidades

Verão sem faltar água em Itaipava

COMPARTILHE
Foto: Marcos Kito
142

Moradores do distrito de Itaipava já estão recebendo água tratada captada a partir do rio Novo, no Vale do Orobó. Isso foi possível devido a cooperação técnica da Prefeitura Municipal de Itapemirim e o SAAE. Agora, além de um produto de melhor qualidade, o custo ficou menor. Antes, a captação era realizada na lagoa Guanandy.

Sine de Cachoeiro oferta 19 vagas de emprego nesta segunda-feira (23)

A segunda-feira (23) começa com 19 vagas de emprego no Sine de Cachoeiro de...

Oferta para vaga de emprego para Auxiliar de Suporte de TI em Cachoeiro

Uma empresa de grande porte de Cachoeiro de Itapemirim está com uma vaga aberta...

Confira a previsão do tempo em Cachoeiro e região neste domingo (22)

A previsão do tempo para o domingo (22) será de céu nublado e pancada...

O rio Novo possui maior capacidade de fornecimento. Esse era um anseio antigo da população frequentemente afetada com a falta de água por conta de períodos de seca e superlotação do balneário. Moradores de Itaipava, Itaoca, Gomes, Muritioca, Bela Vista e Joacima já estão percebendo a diferença no padrão de qualidade da água que recebem em suas residências.

O diretor-geral do SAAE, Marco Antônio de Souza, declarou: “Esperamos ansiosamente por este momento. Sem dúvidas, esse foi o maior presente que o município de Itapemirim poderia oferecer aos munícipes e turistas. Aproveitar o ensejo para agradecer também aos servidores do SAAE, que trabalharam duro para a concretização desse sonho”.

Continua depois da publicidade

Lagoa Guanandy

A vitória também é do Meio Ambiente, tendo em vista que o SAAE deixará de retirar, em média, 4.000.000 (quatro milhões) de litros de água por dia da Lagoa Guanandy, dessa forma, contribuirá significativamente para a sua recuperação. A Lagoa, que sem dúvida é um dos cartões postais mais lindos do município, durante cerca de 40 anos foi importantíssima ao atender a população do distrito praiano, mesmo nos piores momentos da crise hídrica.

Segundo o prefeito de Itapemirim, Dr. Thiago, essa é mais uma importante conquista que a população do município está tendo. “Estamos realizando o sonho de nosso povo, que era poder consumir uma água potável sem trazer prejuízo ao meio ambiente, consequentemente protegendo nossa querida Lagoa de Guanandy, que sofreu nestes últimos anos com a retirada de água e com a seca. Estamos determinados a deixar para nossos filhos uma lagoa de qualidade e preservada. Essa é mais uma importante conquista de nossa população”. Afirmou Thiago.

Com o novo sistema de bombeamento já em operação, o verão terá outra realidade no abastecimento de água, posto que, a capacidade de tratamento de água foi ampliada. Enquanto que com a água da lagoa era atingida uma vazão máxima de 90 litros por segundo, agora, com a água do Rio Novo, alcança-se uma vazão máxima de 120 litros por segundo.

 

Publicidade