Segurança

PRF flagra mais de 17 toneladas de excesso de peso na BR 101

COMPARTILHE
Divulgação PRF
457
Advertisement
Advertisement

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou na manhã desta quarta-feira (1º), quatro veículos com excesso de peso trafegando pela BR 101. As cargas totalizaram 17,58 toneladas a mais do que o permitido. As abordagens aconteceram no km 137, em Linhares.

Continua depois da publicidade

O primeiro veículo abordado foi um M.Benz/L1519 com carga de areia. Ele estava com 5,64 toneladas. Apesar de efetuar o transbordo da carga, o condutor responderá por crime do artigo 132 do Código Penal, que diz respeito a expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, cujapena pode ser de detenção, de três meses a um ano.

Posteriormente, uma Mercedes M.Benz/ Atego 2425, que transportava piso drenante, apresentou 1,64 toneladas além da sua capacidade máxima de carga. O embarcador e o transportador foram multados e responderão a um Termo Circunstanciado por dano ao patrimônio público. O veículo foi liberado após transbordo do excesso.

No mesmo dia foi abordado o veículo VW/26.310 carregado de barro, flagrado com excesso de 6,72 Toneladas, sem nota fiscal e o veículo Volvo/Fh 440, com carga de placas de compensado e excesso de 3,58 Toneladas.  Os condutores responderão pelo crime previsto no artigo 132 do Código Penal, tendo seus veículos posteriormente liberados após transbordo de excesso.

Continua depois da publicidade

A PRF ainda ressaltou que o sobrepeso, além de danificar a malha asfáltica, contribui para o mal funcionamento dos freios, o que retarda a resposta do veículo em uma frenagem de emergência e coloca em risco outros usuários da rodovia. Ademais, aumenta o consumo do veículo e danifica sua estrutura.

 

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].