Cidades

Mais Alfabetização beneficia 2 mil estudantes em Cachoeiro

COMPARTILHE
Foto: divulgação PMCI
78

A rede municipal de ensino de Cachoeiro é atendida, desde abril, pelo Programa Mais Albetização (PMALFA), de âmbito federal. São 2.157 estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, divididos em 98 turmas de 27 escolas, beneficiados com ações para potencializar o aprendizado em leitura, escrita e matemática.

Prorrogadas inscrições para estágio na Câmara de Cachoeiro

Foram prorrogadas até o dia 19 de novembro as inscrições para as vagas de...

AQUINOTICIAS.COM é mais uma vez finalista no Prêmio OCB-ES; veja como votar

Pelo quarto ano consecutivo, o AQUINOTICIAS.COM é finalista no Prêmio OCB-ES de jornalismo cooperativista....

Sejus/ES abre processo seletivo para inspetor penitenciário

A Secretaria da Justiça (Sejus) anuncia, nesta terça-feira (12), processo seletivo para inspetor penitenciário...

Para dar andamento às atividades, o Ministério da Educação (MEC) garante apoio adicional – prioritariamente no turno regular – de um assistente de alfabetização junto ao professor alfabetizador.

Esse assistente atua por um período de dez ou cinco horas semanais nas unidades escolares, de acordo com os critérios do programa, que leva em conta o rendimento da maioria dos alunos e o nível socioeconômico.

Continua depois da publicidade

Durante as aulas, o professor e o assistente proporcionam atividades que ajudam o aluno a compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita, de modo a desenvolver autonomia de leitura e estratégias de compreensão e de produção de textos.

Também são promovidas atividades na disciplina de matemática, as quais estimulam os alunos a aprender a raciocinar, a representar, a comunicar, a argumentar e a resolver problemas em diferentes contextos.

O Mais Alfabetização em Cachoeiro é financiado com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“É uma iniciativa nova do Ministério da Educação, implementada no início de 2018, a qual já estamos colocando em prática em Cachoeiro. O Mais Educação é muito importante para reforçar as ações que nós já realizamos relacionadas ao processo de alfabetização das nossas crianças”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

Publicidade