Entretenimento

Espetáculo e oficinas de teatro gratuitas em Guaçuí

COMPARTILHE
Foto: Rodrigo Paouto
99
Advertisement
Advertisement

A Trupe Iá Pocô, dirigida pelo dramaturgo Rodrigo Paouto, chega ao Festival Nacional de Teatro de Guaçuí com seu novo projeto, “Teatro para Provocar Teatro”. A iniciativa contempla a apresentação gratuita do espetáculo “O Cortiço dos Anjos”, nesta terça-feira (14), às 20h30, no Teatro Fernando Torres e três oficinas teatrais, também abertas ao público, no decorrer desta semana.

Menino que sofreu bullying por ter nanismo participa de cerimônia de rugby

Ao entrarem em campo neste sábado, 22, no Cbus Super Stadium, na Costa Dourada,...

Campeã do 'MasterChef 2018' sofre acidente de esqui na Suíça

A ex-MasterChef Maria Antonia Russi usou as redes sociais neste sábado, 22, para fazer...

Brasil na Berlinale

Na apresentação de seu filme Cidade Pássaro na seção Panorama da Berlinale, na sexta-feira,...

A meta do projeto é provocar um efeito multiplicador da arte junto às comunidades e responder ao ímpeto artístico deste público, além de instigá-lo a refletir sobre si mesmo, sobre suas relações pessoais e sociais e sobre a sociedade como um todo. “Buscamos fortalecer os pontos de cultura dos cinco municípios e conectá-los de maneira a formar uma rede estadual de contato e apoio no âmbito teatral e, consequentemente, no âmbito cultural, assim contribuindo também para a formação de novos públicos e a criação de novos hábitos culturais”, declara o diretor Rodrigo Paouto.

O “Teatro para Provocar Teatro” busca ainda impactar a realidade local de forma abrangente, para além do período da estadia do grupo teatral, deixando heranças culturais.O projeto foi contemplado no edital ‘Circulação de Espetáculos de Teatro’, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em 2017.

Advertisement
Continua depois da publicidade

O espetáculo

Com direção e dramaturgia de Rodrigo Paouto, “O Cortiço dos Anjos” destaca a história de quatro mulheres que vivem no cortiço da Lady Domana, uma velha travesti, saudosa por seus tempos de glória e boemia no Beco do Italiano. Além dela, constam ainda Selma, uma religiosa fanática e desprezada pelo marido, Cecília, uma lésbica, ex-presidiária e Silvana, uma caótica mulher que cresceu em um prostíbulo conhecido como A Casa do Portão Rosa, sem ao menos conhecer sua mãe.

Em um universo controverso, às margens da sociedade e repleto de desafios e desafetos, as quatro personagens contam suas histórias diante de um delegado que investiga a morte de uma quinta moradora do Cortiço, a Teresa, um assassinato misterioso e cruel que aconteceu no Beco do Italiano, em uma noite fria e chuvosa. “Mais do que entreter, a peça promove a reflexão de situações que são vivenciadas no cotidiano, se não por nós, por pessoas a nossa volta”, destaca Rodrigo Paouto.

O espetáculo que escarnece as deficiências humanas, suas fraquezas, vícios, desejos e medos, e com isso deixa explícita as nuances entre diversas escolhas e suas consequências nas vidas das personagens, nos deixando uma pergunta no ar… Vale a pena amar demais? Ou “o amor nada mais é, do que a necessidade de sublimar aquilo que aos olhos dos outros é tão simples?”.

Advertisement

A montagem é uma produção original da Trupe Iá Pocô inspirada nas obras de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos, grandes nomes do teatro mundial.

E a Trupe chega ao Festival Nacional de Teatro de Guaçuí com altas expectativas, já que na edição anterior do evento os artistas chamaram a atenção dos críticos e faturaram oito prêmios, entre eles o de melhor texto original e figurino.

Oficinas

E buscando incentivar a criação de novos coletivos teatrais no interior e até a descoberta de novos talentos, serão ofertadas oficinas gratuitas e abertas ao público. O dramaturgo Rodrigo Paouto vai ministrar a oficina “Iniciação ao teatro”. A atriz Dana Oliver será a responsável pela oficina “A arte de contar histórias” e a atriz e dançarina contemporânea Deb Schulz falará sobre “Corpo e expressividade”.

As oficinas são voltadas para jovens, a partir de 15 anos e adultos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Serviço

Espetáculo “O Cortiço dos Anjos”

Data: 14/8 (terça-feira), às 20h30

Local: Teatro Fernando Torres, em Guaçuí

Entrada gratuita

Classificação: 18 anos

Advertisement