Tá complicado fechar um programa para domingo? Fique tranquilo, um almoço gostoso e um bom filme podem garantir um tempo juntos e até “ajudar” na abordagem de alguns assuntos importantes de forma mais espontânea..
Confira 10 longas-metragens que, mesmo não sendo infantis, podem promover discussões e ensinar valores às crianças.
Um Sonho Possível – Mostra que é possível superar dificuldades. Um jovem negro e com talento para o futebol americano recebe ajuda quando não tem mais onde morar.
À Procura da Felicidade – Um pai solteiro procura oportunidade de trabalho com salário digno. O filme fala da perseverança, da necessidade de batalhar.
Luzes da Cidade – Retrata o amor do vagabundo por uma jovem cega. Ensina sobre o respeito ao próximo e a não ter preconceitos.
Edward Mãos de Tesoura – Diferente na aparência e na personalidade, Edward é perseguido por sua excentricidade. Serve para discutir as aparências – que, às vezes, enganam.
Billy Elliot – Menino descobre talento para o balé e vence aos poucos oposição do pai e do irmão. Mostra às crianças que não se deve ter vergonha de quem se é.
Confiar – Adolescente começa relacionamento pela internet que, depois, descobre ser com um pedófilo. Trata do perigo da exposição online.
Sociedade dos Poetas Mortos – Mostra um professor que inspira os alunos a pensarem por si mesmos em uma escola tradicional. Ensina a seguir objetivos.
O Sorriso de Monalisa – Nos anos de 1950, uma professora de História da Arte mostra a suas alunas que a realização pessoal feminina está muito além do que apenas sonhar com um bom casamento.
* As Melhores Coisas do Mundo – Adolescente vive entre fofocas na escola e internet. Com diálogos realistas, ensina valores.
* A Vida é Bela – Retrata esforço de um pai para proteger filho dos horrores nazistas. Ensina sobre a guerra e ajuda a encarar as dificuldades com mais leveza e não sucumbir ao desespero.