Espírito Santo

“Liderança só se consolida com o exemplo”, diz Bernardinho no X Meeting de Líderes Industriais

COMPARTILHE
324
Advertisement
Advertisement

Dono de um estilo de liderança único, Bernardinho é o maior campeão da história do vôlei e o maior medalhista olímpico brasileiro — conquistou 7 medalhas em 9 participações nos Jogos, como jogador e depois como líder das seleções feminina e masculina.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Além de um exemplo de líder nas quadras, também empreende e hoje (28), compartilhou sobre essa experiência e o paralelo que existe entre as quadras e os negócios, aos empresários capixabas e lideranças do setor produtivo, no X Meeting de Líderes Industriais.

Formado em economia pela PUC- Rio, como técnico de vôlei já conquistou junto à seleção brasileira 30 importantes títulos, sendo cinco medalhas olímpicas consecutivas. “Os problemas que enfrentei no esporte são basicamente os mesmos que preocupam todas as pessoas no competitivo ambiente profissional, como, por exemplo, encarar desafios e pressões e trilhar os caminhos da vitória, mesmo diante da dificuldade”, ressaltou.

Para Bernardinho um dos maiores valores de uma organização está no seu time. “Um time é formado por pessoas que tem um objetivo em comum. Quando os integrantes jogam juntos, a equipe vai muito além. Um grupo unido, onde há colaboração e apoio entre todas as partes é infinitamente mais eficaz e gera muito mais resultados”.

Continua depois da publicidade

Dentre as reflexões da manhã, Bernardinho questionou os presentes sobre o que é o verdadeiro sucesso. “Não é ganhar sempre, mas sim dar o melhor de si e se superar. Para mim, sucesso é consistência em performance de excelência, é produzir resultados ao longo do tempo” destacou.

Mais uma lição do técnico para o mundo da gestão: para ser um bom líder, é preciso ser o exemplo. “O gestor precisa ser um exemplo para que o grupo se inspire nele. A transparência é um fator fundamental para que você tenha credibilidade e conquiste o respeito da sua equipe”, finalizou.

 

Advertisement
Continua depois da publicidade

Texto: Cinthia Pimentel e fotos por Alexandre Mendonça

Advertisement
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.