Cidades

Socol de Venda Nova do Imigrante recebe selo de indicação geográfica

COMPARTILHE
Foto: Gabriel Lordêllo/Mosaico Imagem
768
Advertisement
Advertisement

Venda Nova do Imigrante pode comemorar mais uma vitória de valorização do agroturismo. Depois de quase quatro anos, foi concedida a indicação geográfica (IG) ao Socol, embutido de lombo suíno tipicamente preparado e comercializado por imigrantes italianos do município. A concessão foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) nesta terça-feira (12). Agora, produtores vendanovenses da iguaria, e somente eles, podem estampar a marca de procedência de Venda Nova no produto.

Continua depois da publicidade

No exame do pedido de registro, feito pela Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), os relatores registram a longa caminhada realizada desde julho de 2014 até a publicação da concessão. “Verificou-se que que o pedido apresenta os elementos que comprovam ter o nome geográfico ‘Venda Nova do Imigrante’ se tornado conhecido como centro de produção de socol”, concluíram os examinadores.

Conforme a publicação, a área compreendida pela indicação geográfica é composta por Alto Bananeiras, Bananeiras, Lavrinhas, Sede, Tapera, Alto Tapera, Santo Antônio da Serra e Providência. A delimitação da área ocorreu por serem esses o locais que, conforme esclarece o Inpi, concentram descendentes de italianos que historicamente fabricam e comercializam o produto. A conclusão do Instituto é baseada nos dados informados no pedido de registro.

O que é a indicação geográfica?

Continua depois da publicidade

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. (Fonte: Inpi)

Foto: Gabriel Lordêllo/Mosaico Imagem

Advertisement
Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].