COMPARTILHE
213

A Comunidade Quilombola de Monte Alegre, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, está sediando, durante todo o ano de 2018, o projeto “Roda do Mês”. Trata-se de uma iniciativa pela qual os conhecimentos tradicionais do grupo de caxambu Santa Cruz são transmitidos aos jovens da comunidade, objetivando o fortalecimento do grupo e fomentando a incorporação de novos membros entre os moradores do local, principalmente as crianças e os adolescentes, que garantirão sua continuidade.

Coletivo promove desfile em Cachoeiro para exaltar beleza negra

Nesta sexta-feira (19), às 19h, no ginásio Darci Cossi, em Itaoca, Cachoeiro, acontece o...

Onze vagas de emprego disponíveis nesta quinta (18) no Sine de Cachoeiro; confira

O Sine de Cachoeiro de Itapemirim esta com 11 vagas de emprego em aberto...

Tempo continua instável nesta quinta (18); pode chover em todo Sul do ES

Quinta-feira (18) de tempo instável no Espírito Santo por causa da umidade transportada pelos...

Com 130 anos de fundação, o Santa Cruz é um tradicional grupo de caxambu local, certificado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil e comandado há mais de 50 anos pela mestra Maria Laurinda Adão, e conta com a participação de diversos moradores da comunidade. O ponto alto dos festejos do Caxambu Santa Cruz ocorre anualmente em 13 de maio, quando é realizada, em Monte Alegre, a festa “Raiar da Liberdade”, em que o grupo, juntamente com seus convidados, relembra e comemora a abolição da escravidão no Brasil.

O projeto “Roda do Mês” foi contemplado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura – Secult, por meio do Edital 8 – Culturas Populares. Com ele, os jovens de Monte Alegre aprofundam seus conhecimentos sobre as tradições da comunidade, transmitidos por Maria Laurinda Adão, Adevalmira Adão Felipe e Neuza Gomes Ventura, mestras do grupo Santa Cruz.

Continua depois da publicidade

Seguindo com a sua realização, ocorrerá hoje (16), uma apresentação do grupo fora de sua comunidade quilombola. Os componentes do Santa Cruz participarão da festa de Santo Antônio, em Cachoeira Alegre, realizada pelo grupo Caxambu do Horizonte. As crianças e os adolescentes de Monte Alegre acompanharão a apresentação, pois uma das propostas do “Roda do Mês” é mostrá-los, de forma prática, como ocorre uma roda de caxambu, com seus jongos, toques de tambor e os passos da dança.

Para Maria Laurinda, mestra do caxambu Santa Cruz, “essa é uma ótima oportunidade de apresentarmos aos mais novos um festejo tão tradicional e cheio de atrações folclóricas, pra eles saberem que nossa cultura não pode morrer”.

A festa de Santo Antônio é gratuita e ocorrerá a partir das 16h, em Cachoeira Alegre, no distrito de Celina, município de Alegre.

Publicidade