Cidades

Missa em língua italiana neste domingo em Rio Novo do Sul

COMPARTILHE
332

A comunidade de Mundo Novo, no interior de Rio Novo do Sul, irá realizar a terceira missa em italiano neste domingo (27), às 10h30. Logo após, haverá almoço, danças típicas, canções populares. O evento visa preservar e resgatar a cultura herdada pelos imigrantes italianos que colonizaram a região.

Estudantes da rede municipal de Cachoeiro aprenderão Língua Brasileira de Sinais

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro iniciará o projeto-piloto...

Setembro Amarelo: saúde mental é tema de palestra em Bom Jesus do Norte

Os transtornos mentais têm sido a causa da perda de muitas vidas em todo...

Transforma Cachoeiro: prefeitura inicia serviços no Village da Luz

A prefeitura de Cachoeiro realiza, a partir desta segunda-feira (16), intervenções no bairro Village...

O momento religioso terá a participação de grupos culturais como o Coral Italiano “Voce dei Monti” que conduzirá os hinos da celebração eucarística e a partir das 12h30, animar a festa com as tradicionais “cancionetas” italianas. O Gruppo di Ballo Luce dei Monti retoma as atividades e fará sua reestreia, apresentando danças típicas. Às 13 horas, haverá show com Emerson da Sanfona.

Segundo Rainer Castelari, um dos organizadores, 90% das famílias de Mundo Novo são descendentes de italianos. “Visando resgatar a cultura que eles trouxeram, eu tive a ideia de fazer uma Missa Italiana. Isso começou quando iniciei o curso de italiano com o professor Lauromir Gobetti. Ele sempre trazia canções folclóricas, orações, hinos católicos… foi aí que convidei ele e os alunos do curso para fazermos a Missa e apresentar as canções populares. A primeira Missa Italiana foi realizada em 2014 e outra em 2015”, conta Rainer.

Continua depois da publicidade

Durante as apresentações, haverá venda de produtos caseiros e doces.

Publicidade