Cidades

Encontro de ex-alunos do Colégio Salesiano de Jaciguá será neste domingo

COMPARTILHE
284

Neste domingo (6), um encontro de cerca de 200 ex-alunos do antigo Colégio Salesiano de Jaciguá irá ocorrer em Boa Esperança, distrito de Jaciguá, no interior de Vargem Alta. A proposta é reunir pessoas que passaram pelo Instituto Salesiano Anchieta (ISA) e oferecer um momento de reencontros e confraternização.

Festa de Cachoeiro: corrida de São Pedro atrai participantes de outras cidades

Atletas de outros municípios e estados estarão em Cachoeiro no sábado (22) para competir...

Royalties: R$ 6 milhões para urbanização e equipamentos públicos em Cachoeiro

Mais R$ 6,3 milhões dos royalties de petróleo e gás natural foram liberados para...

Passos de Anchieta: anchietense terá ônibus para acesso aos dias de caminhada

As inscrições para a 22ª edição da caminhada Os Passos de Anchieta estão na...

O início do evento está marcado para às 8 horas com missa no Santuário Nossa Senhora da Penha. Após a missa, haverá um momento de socialização, em seguida almoço acompanhado de música ao vivo. Será um evento aberto e com custo apenas para alimentação. A previsão é que o encontro siga durante a tarde até às 16 horas.

“O ISA é um colégio que marcou a região Serrana, como todo o Sul do Espirito Santo. Vamos ter pessoas no evento que não se encontram há 50 anos. O nosso objetivo também é entregar um documento para o prefeito de Vargem Alta, que também é ex-aluno, para que ele solicite ao Governo do Estado a transferência do imóvel para o município. Assim ira facilitar a destinação do local para algum projeto educacional e cultural que preserve essa história”, conta Cláudio Pazetto, ex-aluno do Colégio Salesiano e um dos organizadores do encontro.

Continua depois da publicidade

De acordo com Cláudio, cerca de 180 pessoas já confirmaram presença via aplicativo de mensagens, mas ele acredita que a participação será ainda maior no domingo. São esperados ex-alunos que hoje vivem em diversas cidades capixabas, na Grande Vitória e até mesmo de outros estados como Goiás e Rio de Janeiro.

Uma das grandes expectativas do evento é a presença do senhor Agostinho Bastianello, que foi professor de música durante muitos anos no Colégio Salesiano. Hoje, ele é conhecido como construtor de presépios mecânicos, em que as imagens se movem. “Há uma grande expectativa das pessoas em poder rever seu Agostinho com sua amizade, humildade, inteligência que ele tem. Enfim, toda a contribuição artística, educacional, religiosa que ele nos deu, contribuindo para um mundo melhor”, salienta Pazetto.

Um ex-aluno que vai estar no encontro é o senhor Altair Malacarne, 78 anos, que estudou no ISA entre os anos de 1953 a 1955. “Devo estar no encontro domingo e irei autografar meu livro “Seminário” que conta o meu tempo enquanto aluno e a história do colégio. Tenho muitos colegas que não vi mais depois do tempo do colégio. Alguns confirmaram presença e nós veremos lá. Temos muitas lembranças pois foi graças ao nosso estudo ali que conseguimos seguir um bom caminho na vida”, conta Malacarne que atualmente mora em São Gabriel da Palha e já trabalhou como servidor público do Bando do Brasil e professor em uma faculdade de Letras

O Colégio Salesiano de Jaciguá se tornou referência em toda a região, atraindo estudantes de vários locais próximos e também distantes. Sua construção iniciou na década de 1920. Em 2014, o Governo do Estado adquiriu todo o imóvel, que possui área de seis hectares e área construída de 11 mil metros quadrados.

Publicidade