Cidades

Guaçuí pode ganhar agência do Sine ainda neste ano, diz subsecretário do Trabalho

COMPARTILHE
Foto: Daniel Borges
178
Advertisement
Advertisement

O Sistema Nacional de Emprego, o Sine, terá uma agência em Guaçuí, ao que tudo indica, ainda este ano. O subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda Ary Bastos, esteve no município na manhã de hoje (27) para um debate sobre o tema com lideranças empresarias, rurais e políticas. A reunião aconteceu na sede da Acisg.

Continua depois da publicidade

A visita do subsecretário ao município para discutir o assunto foi de iniciativa do vereador Valmir Santiago (PTB), que esteve com o subsecretário na última semana em Vitória para tratar da possibilidade. Estiveram presentes na ocasião o presidente e vice-presidente da Acisg, Fernando Rangel e Pedro Balarini, respectivamente.

A implantação será feita por meio de uma parceria entre Acisg, Prefeitura e Governo do Estado, instituindo um convênio que definirá a participação de cada envolvido para trazer a agência Sine para Guaçuí. “Um sonho antigo”, segundo o subsecretário Ary Bastos.

Etapas

Continua depois da publicidade

Para o Sine chegar ao município, primeiramente o governo federal deve aprovar a abertura legal do funcionamento no município. O subsecretário e a prefeita Vera Costa já iniciaram as tratativas para a viabilização. Durante essa tramitação, o município poderá receber um projeto inicial: o balcão de negócios. “Nada impede de o balcão de negócios iniciar antes da agência. Esse instrumento será responsável pelo cadastramento de vagas, intermediação de mão de obra, enfim, localizar empregador e possível empregado, enquanto, paralelamente, vamos à Brasília em busca da autorização do posto do Sine para Guaçuí”, destaca Bastos.

O bom trânsito do governo estadual com o Ministério do Trabalho pode acelerar o processo. O subsecretário afirmou que a intenção é que em até 45 dias seja aprovada a liberação para a implantação.

O Sine

Advertisement
Continua depois da publicidade

Criado em 1975, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) funciona como orientador de demandas – com caráter de serviço público gratuito – em contribuição de uma melhor organização do mercado de trabalho.  Suas atividades fundamentais são o atendimento a intermediação de mão de obra e a habilitação ao seguro-desemprego.

O Sine também atua como canal de acesso do trabalhador por meio de cursos de qualificação social e profissional oferecidos em parceria pelo Ministério da Educação através do Pronatec.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].