Cidades

Hemoes fará coleta de sangue em Domingos Martins a partir desta quarta-feira (7)

COMPARTILHE
192
Advertisement
Advertisement

Nesta semana, moradores da região serrana do Estado poderão doar sangue bem pertinho de casa. A unidade móvel de coleta de sangue do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) vai estar na Praça da Cidade, em Domingos Martins, na quarta (07) e na quinta-feira (08). O atendimento será realizado das 8h30 às 13h, com distribuição de 100 senhas por dia.

Continua depois da publicidade

O Hemoes está em busca principalmente de quem tem sangue com fator RH negativo. A diretora técnica do hemocentro estadual, Rachel Lacourt, explica que esses sangues são mais raros de se encontrar na população, mas, ao mesmo tempo, são mais fáceis de serem usados, pois podem ser transfundidos em pessoas tanto RH negativo quanto RH positivo.

No entanto, para além desta preocupação, o Hemoes está em busca de doadores. Segundo Rachel Lacourt, a quantidade de doações no Hemoes de Vitória caiu cerca de 50% entre a última semana de janeiro e os primeiros dias de fevereiro, voltando a atingir números que preocupam, principalmente com a proximidade de um feriado prolongado como o Carnaval.

“Pedimos a toda a população que reserve um tempo, durante esta semana, para ir a uma unidade do Hemoes mais próxima fazer a sua doação. No Carnaval, enquanto muitos vão aproveitar a folia, outros tantos estarão no hospital precisando de transfusão de sangue”, argumentou a diretora técnica do Hemoes.

Continua depois da publicidade

A diretora ressalta que o Hemoes funciona como uma rede, por isso, o sangue doado pode ser compartilhado não só com os serviços de saúde da região onde foi coletado, mas pode ser enviado para qualquer serviço de saúde da rede pública estadual. Atualmente, o Hemoes fornece sangue e hemoderivados para 51 serviços de saúde.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Advertisement

Ajude o bom jornalismo a nunca parar! Participe da campanha de assinaturas solidárias do AQUINOTICIAS.COM. Saiba mais.