Cidades

Trecho do Caminhos do Campo que liga Venda Nova a Castelo é inaugurado

COMPARTILHE
1061

Melhorar o escoamento da produção agrícola e impulsionar o agroturismo, esses são alguns dos benefícios da nova estrada do Programa Caminhos do Campo, do Governo do Estado, entregue à comunidade de Alto Caxixe em Venda Nova do Imigrante.

Cachoeiro ganha centro de referência para pessoas em situação de rua

A prefeitura de Cachoeiro inaugurou nesta segunda-feira (14) o “Espaço Vida”, Centro de Referência...

Alto União e Monte Belo recebem obras do Transforma Cachoeiro

Os bairros Alto União e Monte Belo já estão recebendo as obras do programa...

Casa é destruída por fogo e idoso é salvo por sobrinho em Castelo

Uma  casa pegou fogo na tarde desta segunda-feira (14), no bairro Niterói, em Castelo....

A cerimônia de inauguração foi nesta sexta-feira (5) e contou com a presença do Governador do Estado, Paulo Hartung, o secretário estadual de Agricultura, Otaciano Neto, autoridades municipais de Venda Nova do Imigrante e Castelo. A comunidade local também marcou presença. Além da inauguração, foi entregue uma escavadeira hidráulica para a população.

A obra foi um investimento no valor de R$ 9,28 milhões, recurso coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Num total de 12 quilômetros, o trecho liga a comunidade de Alto Caxixe, Venda Nova, até o Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo.

Continua depois da publicidade

Otaciano Neto, secretário da Seag, salientou que a melhoria na infraestrutura da Região é fruto de investimentos do Governo Estadual. “Estamos entregando mais um trecho do Caminhos do Campo. Este programa começou em 2003 e se pegarmos todas as obras desde o início, somando a quilometragem, dá para sair de Venda Nova e passar de São Paulo ou chegar perto de Salvador. Uma demonstração da dimensão desse programa. O Caminhos do Campo mudou muito essa região, que hoje é um dos polos de turismo mais importante do Estado”, frisou o secretário.

O Governador Paulo Hartung, em seu discurso, lembrou das potencialidades da Região Serrana. “Estamos inaugurando essa obra, em uma região que sempre teve um potencial enorme, que é a beleza. É um dos locais mais bonitos do nosso país, com dois parques estaduais lindíssimos e muito próximos. O da Pedra Azul que agora está conectado com o do Forno Grande. Temos que trabalhar ainda mais essas rotas, principalmente a sinalização. Além disso, a região do Caxixe produz tomate para o Brasil inteiro. É um orgulho para os capixabas. Viva o Caxixe!”, enalteceu Paulo Hartung.

Ele ainda salientou a situação econômica do Espírito Santo que fechou o ano de 2017 com superávit e dando exemplo para o resto do país.  “Esses investimentos criam possibilidades. Estou muito feliz de estar aqui. Tivemos desafios. Foi uma obra delicada. Comecei o ano tratando um câncer e terminei 2017 de forma diferenciada no Brasil. Temos que parar de pensar pequeno. O Espírito Santo está de cabeça erguida sem dever anda a ninguém. Vamos em frente! Nosso destino não é de mediocridade. O nome disso é gestão”, finalizou o Governador.

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Venda Nova, Marco Grillo, afirmou que o turismo de qualidade é o futuro da região. “É um local de alto desenvolvimento turístico. É uma das regiões que mais cresce em turismo no Brasil, que engloba o Parque da Pedra Azul, o parque do Forno Grande, parte de Afonso Cláudio, Vargem Alta e toda essa região de Venda Nova. Hoje já temos vários empreendimentos e com potencial de crescimento. É, sem dúvidas, um caminho de oportunidades”, reforçou Grillo.

Próximo dali, uma nova obra do Programa Caminhos do Campo será realizada. Serão oito quilômetros de extensão entre o trevo que dá acesso ao Caxixe e a localidade de São José do Alto Viçosa. O Governador sugeriu o nome “Rota dos Lagos”, devido aos seis lagos que compõem a paisagem do local. Hoje, o trecho já possui empreendimentos de café de qualidade, cerveja artesanal, queijos, dentre outros.

Publicidade