Cidades

Seminário vai discutir licenciamento ambiental conjunto do Caparaó em Ibatiba

COMPARTILHE
188

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Caparaó (Consórcio Caparaó) em parceria com o Governo do Estado promove,  na próxima quinta-feira (1º), na Câmara Municipal de Ibatiba, um seminário para discutir a forma de gestão de macroquestões da região.  O evento vai reunir representantes de 10 municípios e do governo estadual.

Bairro São José, em Guaçuí, ganha praça com espaço de lazer para crianças

A Prefeitura de Guaçuí iniciou, nesta tarde de terça-feira (18), uma série de inaugurações...

Dengue em Cachoeiro: quase 80% dos focos do mosquito estão nas residências

Um levantamento do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Cachoeiro aponta...

Programa de leitura e escrita reforçam a aprendizagem de alunos em Bom Jesus do Norte

Ler, escrever e interpretar textos são princípios para que o aprendizado escolar aconteça de...

A abertura do seminário será  às 14h com a presença do vice-governador César Colnago, do senador Ricardo Ferraço e de deputados estaduais e federais. Também participarão do evento representantes de Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

“O interesse do Consórcio é fortalecer a união entre os municípios da região e, ao mesmo, tempo implantar uma cultura de administração consorciada entre as cidades, como forma de reduzir custos e ampliar serviços públicos. Esse modelo está dando certo no sul do Brasil e pode ser implantado aqui também”, destacou o presidente do Consórcio Caparaó e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo.

Continua depois da publicidade

Luciano ressaltou o apoio do Estado em fortalecer os consórcios públicos no Espírito Santo. “Esse seminário será em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama) e tem um foco mais específico em licenciamento ambiental”, frisou.

O secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, reforçou a parceria com os municípios. “Estamos juntos com o Consórcio Caparaó para que a gente construa uma agenda ambiental importante para o fortalecimento da gestão ambiental dos municípios. Estamos fomentando que o Consórcio seja o agente licenciador para os municípios. Essa uma realidade que já existe em outros estados onde os municípios se uniram para fazer a gestão ambiental”, disse Cerqueira.

Para o seminário desta quinta-feira  a Seama convidou a gestora de Serviços Ambientais do Consórcio Intermunicipal do Vale do Médio Itajaí (CIMVI), de Santa Catarina, Sandra Regina Batista. Ela mostrará o trabalho realizado com 12 municípios catarinenses que, de forma coletiva, fazem o gerenciamento dos resíduos sólidos, ambiental e de gestão turística da região.

Luciano Pingo também destacou que os municípios estão animados com essa união e a população será a grande beneficiada desta iniciativa. “Imagina mais de 10 municípios comprando, juntos, o mesmo objetivo, quanto irá ser mais barato e é isso que queremos.”, finalizou o prefeito.

Publicidade