Cachoeiro de Itapemirim

Biblioteca municipal de Cachoeiro homenageia maior doador de livros

COMPARTILHE
298
Advertisement
Advertisement

A programação cachoeirense da Semana do Livro e da Biblioteca se encerra na tarde desta sexta-feira (27) com uma série de atividades culturais na Biblioteca Municipal Major Walter dos Santos Paiva. Dentre as atrações, destaca-se um momento especial: a homenagem a Bruno Malini, maior doador de livros da biblioteca.

Continua depois da publicidade

Profissional da área de Recursos Humanos e leitor ávido, Malini faz doações há pelo menos 15 anos e com frequência quase semanal: é só o tempo de finalizar a leitura de uma obra que comprou para encaminhá-la à biblioteca. “A leitura tem que ser incentivada, e muita gente não tem acesso a vários livros que adquiro. Me sinto lisonjeado com a homenagem, mas vejo as minhas doações como retribuição, pois a biblioteca teve papel importante na minha formação como leitor”, afirma.

Segundo Marcela Amistá, coordenadora das Biblioteca Municipal, a homenagem é um reconhecimento à contribuição de Bruno, mas serve também de incentivo a outros doadores em potencial. “Os livros do nosso espaço são basicamente frutos de doações. Por isso, é muito importante valorizar essas pessoas que ajudam a manter vivo o nosso trabalho”, comenta.

Com um acervo de aproximadamente 15 mil exemplares disponíveis para pesquisa e empréstimo, a Biblioteca Municipal funciona na Casa da Memória, localizada na Rua 25 de Março, Centro, ao lado da escola Guimarães Rosa. Caso haja interesse em doar livros em bom estado, basta levar o material até o local, aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Doações direcionadas à Biblioteca Distrital de Itaoca também podem ser feitas na Major Walter dos Santos Paiva – a equipe de funcionários realiza uma triagem das obras doadas para o melhor aproveitamento em cada espaço de leitura do município.

Continua depois da publicidade

Blog de crônicas

O último dia de programação da Semana do Livro também será marcado por ações importantes para o calendário da Cultura em Cachoeiro. Às 15h30, será lançado o blog livro virtual “Nas Asas da Borboleta Amarela”. Projeto pré-Bienal Rubem Braga 2018, a página de internet é destinada a publicar crônicas de pessoas que nunca lançaram um livro ou divulgaram seus trabalhos na imprensa. Seis textos serão escolhidos como os melhores, e os seus autores estarão na última mesa de debates da bienal, que será realizada em maio próximo. As regras do projeto vão ser explicitadas na ocasião do lançamento.

Às 16h, haverá a assinatura de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e a Academia Cachoeirense de Letras (ACL) para a cessão de uma sala da biblioteca para uso exclusivo da ACL. O espaço proporcionará melhor disposição e divulgação do acervo da Academia e também se destinará à realização de reuniões e atividades diversas da entidade.

Advertisement
Continua depois da publicidade

Também constam na programação sarau com os integrantes da ACL, contação de histórias para adultos com Maria Elvira Tavares e apresentação musical de encerramento com a banda Dibutuka.

Confira a programação detalhada:

Sexta-feira (27)

15h30 – Lançamento do blog livro virtual “Nas asas da Borboleta Amarela”

15h45 – Homenagem e agradecimento a Bruno Malini, maior doador de livros da biblioteca

16h – Assinatura da parceria da Semcult/Biblioteca Pública Municipal com a Academia Cachoeirense de Letras

16h15 – Sarau com os membros da Academia Cachoeirense de Letras e contação de história para adultos com Maria Elvira Tavares

17h – Encerramento: apresentação musical com Gilver Wichello e banda Dibutuka

 

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here