Cachoeiro de Itapemirim

Biblioteca de Cachoeiro oferece boas opções de leitura para as férias

COMPARTILHE
129

Janeiro é tradicionalmente conhecido como período de descanso e curtição para boa parte dos brasileiros. E uma opção alternativa para matar o tempo no período de férias pode ser colocar as leituras em dia.

Quem quiser ler muito sem gastar nada em Cachoeiro pode pegar livros na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, que possui um rico acervo, ao gosto do leitor. A biblioteca está localizada no prédio da Casa da Memória, na Rua 25 de Março, Centro, e no mês de janeiro funciona normalmente: de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O acervo tem aproximadamente 15 mil exemplares, incluindo clássicos da literatura brasileira e estrangeira (adulta e infantojuvenil), lançamentos e sucessos contemporâneos, obras de autores capixabas e também livros didáticos (níveis fundamental, médio e superior).

Entre as aquisições recentes, estão “A Origem”, do escritor bestseller Dan Brown, “It – A Coisa”, do mestre do terror Stephen King, que teve sua segunda adaptação para o cinema lançada no ano passado, com sucesso de bilheteria, e “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault, leitura obrigatória em várias disciplinas acadêmicas.

Publicidade

Dos livros de autores literários consagrados, estão à disposição obras como “Tieta”, de Jorge Amado, “O Alquimista”, de Paulo Coelho, “Rei Lear”, de Willian Shakeaspeare, e “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne, além de diversos títulos de Agatha Christie e o conjunto completo do indispensável Rubem Braga.

“Estamos sempre renovando e aumentando a diversidade do nosso acervo, seja por meio de compras ou doações. Fazemos pesquisas rotineiras em busca daquilo que mais desperta o interesse dos leitores, e disponibilizamos uma caixinha em que os usuários podem colocar sugestões”, destaca Marcela Amistá, coordenadora da Biblioteca Municipal.

Acessibilidade

A Biblioteca Municipal também possui alguns livros em formatos acessíveis para portadores de deficiência visual. Em braile, há opções que variam desde a Bíblia Sagrada até infatojuvenis, como “Poemas de João Proteti”. Também há CDs de audiolivros, entre os quais estão incluídos títulos como “Feliz Ano Velho”, clássico relato autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, “Querido John”, bestseller de Nicholas Sparks, e livros didáticos na área de Direito.

Biblioteca em Itaoca

A Biblioteca Ramal Professor José de Barros Silva, localizada no distrito de Itaoca, também continua funcionando normalmente em janeiro, das 8h às 18h. O espaço foi reaberto em setembro do ano passado após um período inativo, e possui uma diversidade de livros tanto de estudo e pesquisa quanto para leitura por lazer.

Como realizar empréstimos

Para pegar livros emprestados tanto na Biblioteca Major Walter dos Santos Paiva quanto na distrital, é preciso fazer um cadastro gratuito. Para isso, basta levar até o local documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Os livros com maior número de empréstimos em 2017

A relação de livros da Biblioteca Municipal com maior número de empréstimos em 2017 é tão diversificada quanto o próprio acervo disponível. Há desde obras raras de pesquisa e clássicos literários até grandes sucessos de venda contemporâneos. Cofira abaixo:

1º – A Cabana – William P. Young
2º – O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder
3º – O Código Da Vinci – Dan Brown
4º – As Crônicas De Nárnia – C. S. Lewis
5º – O Cortiço – Aluísio Azevedo
6º – O Vendedor de Sonhos – Augusto Cury
7º – Dom Casmurro – Machado de Assis
8º – Voltando ao Cachoeiro Antigo – Manoel Gonçalves Maciel
9º – Inferno – Dan Brown
10º – O Historiador – Elizabeth Kostova
11º – Saga Harry Potter – J. K. Rowling
12º – Saga Crepúsculo – Stephenie Meyer
13º – Saga Percy Jackson – Rick Riordan
14º – Cinquenta Tons de Cinza – E. L. James

 
Publicidade