A frase do governador Paulo Hartung (PMDB) vai de encontro com a campanha pelo fim da violência contra a mulher, lançada na segunda-feira, no Palácio Anchieta, em Vitória. O governador utilizou do momento reunido com lideranças municipais da Região do Caparaó, no distrito de Pequiá, em Iúna, para pedir aos prefeitos apoio ao tema em seus municípios.

O governador, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto e os prefeitos da Região do Caparaó, percorreram o trecho da Estrada Parque que será pavimentada. Liga a BR 262 em Iúna até Pedra Roxa, em Ibitirama. As obras integram o Programa Caminhos do Campo.

Durante visita ao local, o governador Paulo Hartung destacou que o novo trecho impactará diretamente no desenvolvimento da região e aquecimento de atividades econômicas relacionada ao agroturismo. “Autorizamos que as obras deste trecho sejam licitadas e executadas.  São 17 quilômetros de estrada. Com mais este trecho vamos complementar o que chamamos de estrada Parque.  Analisando as outras obras que fizemos, podemos afirmar os impactos positivos na economia da região”, analisou Paulo Hartung.

O prefeito de Iúna, Welinton Virgílio, destacou que o asfaltamento vai beneficiar mais de 20 empreendimentos da região e vai beneficiar os municípios do Caparaó. “Essa região é turisticamente favorecida com belezas naturais. Esse complemento vai incrementar a economia. E não só de empreendimentos turísticos, pois existem também outras 50 atividades indiretas que serão beneficiadas. É uma obra que vai contribuir com a economia dos 11 municípios do Caparaó”.

Estiveram presentes na comitiva, além do prefeito Welington Virgílio, de Iúna, Reginaldo Simão, de Ibitirama, Carlos Henrique Emerick Storck, de Irupi; Vera Costa, de Guaçuí, Cleudenir Carvalho, o Ninho, de Dores do Rio Preto; Eleardo Brasil, de Divino de São Lourenço; Luciano Salgado, o Pingo, de Ibatiba e Zé Carlos, de São José do Calçado.

Pelo fim da violência contra a mulher

A campanha de combate a violência contra as mulheres foi destacada pelo governador, em meio à pauta do dia, as obras de pavimentação. Para ele, é preciso união de toda a sociedade e entidades para obter resultados eficazes. “Essa campanha não pode ser somente do Governo do Estado. Tem que ser do Estado. É uma ação de todos. Para debelar essa violência contra a mulher, precisamos mudar a mentalidade. Quebrar essa cultura do machismo. Homem não pode achar que é dono da mulher, que ela é prioridade dele”, comentou Hartung. O governador disse ainda que se reuniu com representantes religiosos e diretores de escolas para trabalharem o tema em seus ambientes.

As obras

A estrada, que passa pela zona rural de três municípios do Caparaó — Iúna, Irupi e Ibitirama — possui 17 quilômetros e terá o projeto para a realização da obra licitado. O investimento será entre R$ 15 milhões a R$ 20 milhões. “Vamos publicar nos próximos 60 dias o edital de licitação. É uma estrada estratégica para quem vem de Minas Gerais ou mesmo de Vitória e, sem dúvida, fortalece o turismo rural. E o recurso para executar as obras estão garantidos”, conta o secretário Octaciano.

Foto: Daniel Borges
loading...

Participe e comente