A ideia de preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual para ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido um sucesso. Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) conta com um total de 2.500 alunos inscritos por polo.

Com as aulas iniciadas no dia 28 de junho, os polos têm surtido grande efeito, o que tem motivado cada vez mais os alunos a participarem. O Pré-Enem [email protected] vem trazendo uma metodologia inovadora, por meio do ensino híbrido (presencial e on-line), em que é oferecido suporte aos concluintes do Ensino Médio, ampliando suas condições de estudo, propiciando ao estudante que – habitualmente já utiliza conteúdos digitais e ambiente virtual estruturado – a oportunidade de obtenção de um melhor resultado na prova do Enem.

Hoje, a plataforma on-line conta com 55 mil inscritos. “Temos a maior participação no Enem do país. Uma média de 85% dos estudantes da rede estadual capixaba realiza a prova todos os anos. Desde o ano passado, estamos com a nova metodologia híbrida, facilitando o acesso dos estudantes a conteúdos e simulados. Queremos motivar os nossos jovens a cada vez mais participarem do Enem, seguirem com os estudos e continuarem a formação após o Ensino Médio”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Atualmente são 334 professores credenciados pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que atuam em 42 polos distribuídos em 34 municípios do Espírito Santo. Os municípios onde terão os polos presenciais são: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Santa Teresa, São Domingos Do Norte, São Gabriel Da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova Do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

As aulas presenciais estão sendo realizadas em duas etapas: a primeira com aulas de Matemática e Redação, promovidas até o mês de novembro, com a carga horária de 48 horas por aula. Já a segunda etapa, conta com outros componentes curriculares e também será realizada até novembro, com carga horária de 56 horas por aula.

O professor Ériton Bernardes Berçaco, que dá aula de Língua Portuguesa e Redação no polo de Muqui, contou que o Pré-Enem tem surtido um efeito bastante positivo nos alunos. “Eles estão muito empolgados, principalmente por trabalharmos temas que caem na redação do Enem. Os alunos perceberam que esta é uma boa oportunidade, onde eles podem tirar dúvidas e discutir temas diferenciados dentro do conteúdo exclusivo do Enem. Além disso, os estudantes têm levado os estudos muito a sério. Eles conseguem sentir a seriedade da prova e aprendem a ser pontuais com suas atividades. Ano passado o resultado foi muito bom e, neste ano, visamos alcançar um resultado melhor ainda”, afirmou.

Pré-Enem On-line

Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual também já estão se preparando por meio do Pré-Enem On-line, com um ambiente virtual de aprendizagem em uma plataforma adaptativa composta por conteúdos digitais em todas as áreas de conhecimento.

São cursos disponibilizados no Portal de Cursos do Programa Sedu [email protected] O acesso é gratuito e funciona 24 horas por dia. Todas as escolas receberam orientações de como cadastrar seus estudantes para que todos tenham acesso.

Por meio da plataforma, os estudantes podem fazer simulados virtuais e estudar os conteúdos com questões baseadas nas últimas provas do Enem e principais vestibulares. O curso preparatório é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento dos alunos, visando prepará-los para a vida profissional e auxiliar os que desejam continuar os estudos após o término do Ensino Médio.

Outra ferramenta disponível para os estudantes são as videoaulas do site Hora do Enem (http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem). Neste espaço, eles podem conferir mais de 160 aulas dos demais diversos conteúdos da Matriz Referência do Enem e programas que focam no tema “escolha profissional e mercado de trabalho”; questões de todas as áreas do conhecimento resolvidas e comentadas por professores especializados no formato de prova anual do exame; videoaulas de Redação, em que os professores comentam sobre a estrutura de uma redação e os mais diversos temas possíveis de serem abordados.

loading...

Participe e comente