O Governador Paulo Hartung voltou à escola que estudou na infância, dessa vez para inaugurar o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Henrique Coutinho - Escola Viva, em Iúna. O evento lotou a escola na manhã desta sexta-feira (11) e também contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, do secretário estadual de Educação, Haroldo Correa Rocha, e diversas autoridades estaduais e municipais, além de 450 alunos da instituição.

A inauguração dessa unidade do programa Escola Viva é especial para a cidade de Iúna, pois foi um pedido de um grupo de estudantes e profissionais da educação que fez um abaixo-assinado. O grupo recolheu mais de 2,5 mil assinaturas de alunos, pais/responsáveis, profissionais da educação, comerciantes e pessoas de diversos outros segmentos da cidade, que foram entregues ao governador Paulo Hartung.

O ministro Mendonça filho ficou impressionado com a estrutura e qualidade de ensino do Escola Viva de Iúna. “Eu visitei uma Escola Viva recentemente com o secretário Haroldo e retorno a Iúna pela segunda vez. Confesso que me senti tocado, emocionado e sensibilizado com o projeto aqui implantado com muita qualidade. Essa é uma mudança para a sociedade, pois temos estudantes engajados e professores dedicados com uma estrutura que não deixa a dever a nenhuma escola privada”, afirmou.

Na Henrique Coutinho, são ofertadas 600 vagas, em tempo integral, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio. A unidade está em funcionamento no modelo Escola Viva desde fevereiro deste ano. A Escola conta com um novo prédio, que está sendo inaugurado hoje e foi adequado para atender às demandas do Programa.

Na oportunidade, também foram anunciadas mais de 2 mil vagas para três novas unidades Escola Viva no Sul do Estado: Escola Estadual Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, Escola Estadual Antonio Acha, em Mimoso do Sul, e a Escola Estadual Aristeu Aguiar, em Alegre.

Escola que o Governador estudou

A Escola Henrique Coutinho é especial também para o Governador Paulo Hartung, pois foi nessa escola que ele estudou, quando ainda menino, na série que hoje equivale ao primeiro ano do Ensino Fundamental, isso em 1961.

O governador foi recepcionado pela banda da Polícia Militar e depois por alunos de um projeto de música instrumental e canto da Escola Viva. Por iniciativa dos estudantes e da equipe pedagógica, os alunos utilizaram uniformes, carteiras e o quadro negro utilizados no tempo do aluno Paulo Hartung, que se emocionou ao encontrar a sua professora Vera Januaria Hibener, de 85 anos.

“É emocionante ver a transformação da Escola Henrique Coutinho. Uma unidade que há mais de 70 anos vem formando a juventude local. Essa escola faz parte da minha história e essa visita de inauguração tem um significado especial para mim” disse Hartung com exclusividade ao Grupo Folha do Caparaó.

O Governador ainda salientou a importância do Programa Escola Viva no Espírito Santo. “A Escola Viva veio para oportunizar um ensino de qualidade, em que os estudantes possam projetar um futuro melhor, conectado com os tempos atuais. O que podemos fornecer de melhor aos jovens é o conhecimento e o saber para que com o esforço e mérito próprio possam ter acessos às inúmeras oportunidades existentes neste mundo globalizado que estamos vivenciando", acrescentou.

O diretor Geral da Escola Henrique Coutinho, Mário Gomes de Souza, contou que a instituição sente muito orgulho de ter sido a escola em que o Governador estudou na infância. “Toda a comunidade escolar da Henrique Coutinho tem um carinho muito grande pelo Governador Paulo Hartung, por ele ser um ex-aluno nosso que passou por aqui e, com certeza, deixou sua marca. A gente fica feliz em saber que um aluno nosso é hoje a autoridade máxima do Espírito Santo”, contou Mário.

Escola Viva no Caparaó: 1730 alunos

Além da Escola Viva de Iúna, outras unidades do Programa estão em funcionamento no Caparaó. O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Bráulio Franco – Escola Viva, que fica em Muniz Freire, oferta 570 vagas desde fevereiro de 2016.  Já em Guaçuí, a Escola Viva Monsenhor Miguel de Sanctis oferece 560 vagas desde fevereiro de 2017. Totalizando, assim, 1730 vagas nos municípios da Região do Caparaó.

loading...

Participe e comente