Com 16 atrações musicais, artes circenses e ações ecológicas, o 7º Festival Holístico de Artes Cósmicas no distrito de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, reuniu cerca de mil pessoas durante o final de semana.

A proposta do festival é a divulgação dos novos nomes da música capixaba no cenário independente, sendo referência para quem vai em busca de trabalhos autorias e sonoridade alternativa. Ao mesmo tempo, interliga a experiência cultural com a natureza, fazendo da Mata Atlântica pano de fundo.

Um dos organizadores do evento é Thiago Soares, integrante da Banda Alldeia, que se apresentou no sábado (17) junto com a banda Hey!, de Guaçuí, e André Prando, de Vitória. “O evento une música com natureza. No quesito proteção ambiental, conseguimos a doação de duzentas mudas nativas para que a comunidade colabore com o reflorestamento nas proximidades”, diz Thiago, lembrando ainda sobre uma causa social. “Além do fluxo de turistas que movimentam a economia local, o evento arrecadou agasalhos e alimentos não perecíveis com destino para as famílias carentes da região”, complementa.

Balanço positivo

Thiago conta que em nenhuma das sete edições foi registrado qualquer incidente ou necessário acionar as autoridades responsáveis pela segurança pública. “Tudo ocorreu perfeitamente bem. Tivemos boa aceitação do público e dos moradores. A comunidade de Patrimônio da Penha tem um forte apelo à preservação ambiental e, tanto público quanto artistas também entendem essa importância no contexto. Tudo foi combinado com os moradores através da Associação de Moradores de Patrimônio da Penha (AMPA), inclusive contribuindo na organização”, conta.

Turismo

“A comunidade recebeu diversos turistas. Grupo de amigos de todo o Estado, de Minas Gerais, Rio de Janeiro. Em conversa com os proprietários do ramo cama e café, as reservas foram grandes e todos campings ficaram lotados, movimentando a economia da comunidade”, enfatiza Thiago.

O Festival Holístico de Artes Cósmicas é uma realização da Banda Alldeia em conjunto com a comunidade de Patrimônio da Penha. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Divino de São Lourenço.

loading...

Participe e comente