Três municípios da Região do Caparaó realizaram a assinatura do termo de adesão ao Pacto Pela Aprendizagem no Espirito Santo (Paes). Ibatiba e Irupi aderiram ao Pacto ontem, e Iúna, na noite da última quarta-feira. As três solenidades contaram com a presença do secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha.

Em Irupi, a cerimônia de adesão foi realizada na Câmara Municipal e teve a participação de autoridades locais como a secretária municipal de Educação, Fabricia Eler Ramos; o prefeito Carlos Henrique Emerick Storck (PSDB), o deputado Estadual Rodrigo Coelho, além de vereadores e profissionais da Educação.

Haroldo Rocha se mostrou otimista em relação aos próximos passos do projeto. O secretário lembrou que o Paes foi criado em Lei pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador Paulo Hartung, frisando outras importantes medidas já realizadas na área da educação no Estado.

O secretário citou a Escola Viva Henrique Coutinho, em Iúna, que atende jovens da cidade e de Ibatiba, Ibitirama, e Irupi. “A Escola Viva é uma inovação radical, positivamente falando, para melhorar o Ensino Médio, em tempo integral.  Outro projeto que temos é o “Jovens de Futuro” direcionados às Escolas de Ensino Médio que funcionam em meio expediente. Mas, temos que melhorar o atendimento da criança na Educação Infantil e o Ensino Fundamental, que na maioria na maioria da vezes é oferecido pelo município”, disse Rocha.

Ele salientou que a intenção do Paes é pactuar com os municípios, em sistema de colaboração, para melhorar onde houver necessidade. “É uma proposta que o Estado fez e os municípios já estão aderindo.  O Pacto não é uma coisa burocrática, mas um movimento em favor da Educação. Vamos trabalhar juntos!”, complementou o secretário.

O prefeito de Irupi, Carlos Henrique Emerick Storck, disse que a gestão do Governo Estadual é moderna e os municípios precisam acompanha-la. “Nosso governador é um gestor de ideias novas. Vamos perceber que novos projetos, como o Paes, vão chegar e precisamos estar preparados para quebrar paradigmas e mudar conceitos para caminharmos para frente”, declarou Storck.

Em Ibatiba, o prefeito Luciano Pingo comemorou a adesão ao Paes. “Essa iniciativa é importante para a estruturação educacional de nossas crianças e com certeza inúmeros resultados serão colhidos no município. O Governador Paulo  Hartung está de parabéns pela parceria e a educação já está ganhando com esse projeto. Ibatiba vai buscar participar 100% das ações e ser modelo de educação pública no Espírito Santo”, disse Pingo.

Além de Iúna, Irupi e Ibatiba,  já assinaram o Pacto pela Aprendizagem os municípios de Alegre, Castelo, Muqui, Colatina, Aracruz, São Gabriel da Palha, Águia Branca,.

Pacto pela Aprendizagem no ES

Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

loading...

Participe e comente