ads-geral-topo

Cinema de Griô leva oficinas audiovisuais para comunidades quilombolas

Projeto Cinema de Griô capta saberes e fazeres em comunidades quilombolas do Espírito Santo através de oficinas audiovisuais.

Por Redação

2 mins de leitura

em 25 de jul de 2023, às 13h53

Foto: Reprodução/Sesc

Cinco comunidades do Território Quilombola do Sapê do Norte, localizadas em Conceição da Barra, norte do estado, estão vivenciando um experimento audiovisual com a chegada do Cinema de Griô. A partir dessa iniciativa, os moradores podem captar em imagens e sons os saberes e fazeres guardados no território. Esses registros de personalidades, paisagens, versos, manifestações e histórias, futuramente, serão exibidos em uma sessão de cinema ao ar livre junto com uma mostra de filmes realizados em outras comunidades quilombolas do Espírito Santo.

A primeira etapa do projeto consiste em oficinas de experimentações audiovisuais. A primeira teve início na última quinta-feira (20) e aconteceu até domingo (23), nas Comunidades Quilombolas do Córrego do Alexandre, Santana e Porto Grande. 

De quarta-feira (26) até sábado (29), acontece uma segunda oficina, na Comunidade Quilombola Angelim II. Em seguida, entre os dias 1º e 4 de agosto, será a vez da Comunidade Quilombola Linharinho receber as atividades do projeto.

Cada oficina tem duração de quatro dias. Além de receberem noções básicas sobre o audiovisual, a programação inclui uma roda de conversa em torno das histórias e do jeito de ser e de viver do lugar. Na ocasião, os participantes percorrem os espaços a fim de identificar, selecionar e escolher imagens e sons que consideram próprios de seus cotidianos. Todo o material será avaliado pelo grupo, que indicará o caminho da edição dos curta-metragens – com duração de até 15 minutos, cada um.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape