A Secretaria de Cultura de Cachoeiro divulgou a relação de avaliadores de projetos para o edital 2017 da Lei Rubem Braga. A nova comissão julgadora foi escolhida com base em currículo inscrito junto à prefeitura e reúne profissionais de diferentes estados.

A nova metodologia para eleição da comissão substitui o processo de indicação que era usado até então e prioriza critérios rigorosos dispostos em edital para chamamento público, conforme preconiza a legislação. Foram requisitos necessários experiência com pareceres técnicos, familiaridade com as áreas culturais do projeto a ser examinado e formação acadêmica. Não há moradores de Cachoeiro na equipe.

Onze segmentos estão contemplados no edital, que a Secretaria de Cultura lança neste mês: Cinema, fotografia e vídeo; Música; Dança; Artesanato; Literatura; Carnaval; História; Folclore e capoeira; Artes plásticas, artes gráficas e filatelia; Teatro, circo e ópera e Preservação e restauração de acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais.

O avaliador recebe R$ 176 por projeto avaliado e com parecer emitido. Apenas uma cidade capixaba está representada no grupo: Muniz Freire. Os demais avaliadores são de Bahia, Rio de Janeiro, Amapá, Pernambuco e Santa Catarina.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins, o processo de escolha dos avaliadores seguiu criteriosamente aquilo que o texto da lei pede, desde a avaliação pelo Conselho Municipal de Cultura, até a publicação de edital e análise de documentos.

“E para nós é uma conquista, pois se trata de um marco na lei aqui no município. É como se a lei estivesse amadurecendo e se aprofundando na responsabilidade de seu papel na cultura local. O sentimento é de sermos vitoriosos, pois estamos refazendo um processo de modo cada vez mais correto, transparente e calçado na legalidade”.

 

Confira quem são os avaliadores!

01) Letícia Martins Dias - Rio de Janeiro/RJ
a) Dança e b) Música;

02) Juliana Machado Oliveira - Itacaré/BA
a) Cinema e fotografia e vídeo;

03) Edmauro Andretti dos Santos - São José/SC
a) Artesanato;

04) Cláudio Augusto Lobo da Silva - Macapá/AP
a) Artes plásticas, artes gráficas e filatelia;

05) Ligia Batista Ferreira - Balneário Piçarras/SC
a) Teatro, circo e ópera;

06) Carlos de Vasconcellos Didier - Rio de Janeiro/RJ
a) Literatura;

07) Lúcio Enrico Vieira Attia - Recife/PE
a) Folclore e capoeira e b) Carnaval;

08) Herbert Soares Caçador – Muniz Freire/ES
a) História e b) Preservação e restauração de acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais.

loading...

Participe e comente