Nesta sexta-feira (19), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim vai promover atividades preventivas e de conscientização sobre os riscos das formas da doença, principalmente o tipo B.

Organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as ações vão se concentrar no Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) e nos bairros Aeroporto e Abelardo Machado.

Nesse dia, a equipe da unidade básica de saúde do Abelardo Machado estará em um estande, montado na rua José Rosa Machado, para aplicar vacinas contra hepatite B e realizar testes rápidos da doença. O atendimento ocorrerá das 8h às 12h.

Poderão ser imunizados aqueles que não completaram o esquema das três doses. Eles devem levar cartão de vacina. Caso não o tenham, terão novo esquema e, assim, receberão a primeira aplicação. Também terá vacina para febre amarela, aferição de pressão arterial e panfletagem.

Ainda pela manhã, entre 8h e 11h, o Crias – que fica na rua Raulino de Oliveira, n° 60, Centro – vai ofertar testes rápidos de hepatite B, com aconselhamentos antes e após o procedimento, às pessoas acima de 12 anos, que deverão ter em mãos CPF, documento com foto e comprovante de residência.

Já na unidade de saúde do Aeroporto, os moradores da região que forem utilizar os serviços do local, na sexta, terão a oportunidade de ouvir dos enfermeiros, que estarão na sala de espera a partir das 8h, orientações gerais a respeito das hepatites.

Unidade de saúde do Vila Rica teve ações na véspera

Nesta quinta (18), véspera da data alusiva ao combate às hepatites, a unidade de saúde do Vila Rica realizou, pela manhã, testes rápidos dos tipos B e C da doença, além de teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, de peso e de circunferência abdominal.

As ações tiveram como público-alvo moradores do bairro e, ainda, praticantes da aula de zumba local. Estes, além de contar com os serviços disponibilizados, reuniram doações de alimentos para o Grupo de Apoio Solidários pela Vida (Gaasv).

O que é hepatite?

Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios).

Prevenção

A melhor estratégia de prevenção da hepatite A inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene.

A prevenção da hepatite B inclui o controle efetivo de bancos de sangue através da triagem sorológica; a vacinação contra a doença, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI); o uso de imunoglobulina humana Anti-Vírus da hepatite B também disponível no SUS, de acordo com o PNI; o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde; o não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas; o uso de preservativos nas relações sexuais.

Não há vacina para a prevenção da hepatite C, mas existem outras formas de prevenção, tais como: triagem em bancos de sangue e centrais de doação de sêmen para garantir a distribuição de material biológico não infectado; triagem de doadores de órgãos sólidos como coração, fígado, pulmão e rim; triagem de doadores de córnea ou pele; cumprimento das práticas de controle de infecção em hospitais, laboratórios, consultórios dentários, serviços de hemodiálise; tratamento dos indivíduos infectados, quando indicado; abstinência ou diminuição do uso de álcool, não exposição a outras substâncias que sejam tóxicas ao fígado, como determinados medicamentos.
loading...

Participe e comente