Inscritos pela prefeitura na Feira Internacional de Inovações InnovaCities África, promovida em Angola, dois projetos conduzidos em Cachoeiro na área de tecnologia foram os contemplados em suas categorias. O prefeito Victor Coelho vai entregar os certificados ao lado do vice-prefeito, Jonas Nogueira, em evento às 11h desta sexta-feira (19).

A premiação ocorre durante o segundo encontro de planejamento da prefeitura de Cachoeiro, na escola municipal Zilma Coelho (Campanha), no bairro Ferroviários.

Os projetos vencedores, “Sistema de Gestão Veicular - SGV” e “Reciclagem de e.lixo”, concorreram, na África, nas categorias Tecnologia da Informação e Inovação Social, respectivamente.

O primeiro foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do município, a Dataci, com acompanhamento da Agersa para monitoramento e gestão das linhas de transporte coletivo. Atualmente, 56 veículos do consórcio Novotrans já contam com o aparelho que transmite dados para o novo sistema.

De acordo com o prefeito, a meta é investir cada vez mais em tecnologia, com foco no aumento da agilidade e da eficiência dos serviços oferecidos ao cidadão. “Muitos atendimentos que hoje são totalmente manuais podem ser transformados em virtuais sem perda de qualidade. E essas premiações representam isso. São sistemas funcionais, que já mostraram resultados”.

Estudantes recebem bolsa de estudo técnico

O segundo projeto contemplado foi idealizado pelo professor mestre em informática Jocimar Fernandes, para reciclagem e manutenção de computadores por meio do reúso do lixo eletrônico. A Dataci vai fornecer apoio com capacitação dos alunos, doação de equipamentos e palestras direcionadas.

Recentemente, o projeto foi um dos escolhidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para receber bolsas de estudo técnico, para professores e estudantes da área de sistemas de informação, indicados pela escola estadual Fraternidade e Luz e pela faculdade Multivix.

Evento terá palestra com André Gomide

Também durante o evento desta sexta (19), o diretor da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, André Gomide, ministra a palestra Cidades Inteligentes e Humanas. Participam o prefeito, o vice-prefeito, secretários municipais, subsecretários, gerentes e vereadores locais.

Na última sexta (12), ocorreu o primeiro dos encontros de planejamento da prefeitura, com o tema conceitos de gestão compartilhada e cidades inteligentes, em palestra ministrada pelo prefeito de Vitória, o cachoeirense Luciano Rezende.

loading...

Participe e comente