Em Cachoeiro, termina no próximo dia 7 de abril o prazo para fornecedores apresentarem proposta de venda no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Podem participar da seleção, via Chamada Pública, os agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os produtos são comprados pela prefeitura e distribuídos ao Banco de Alimentos, às entidades socioassistenciais e famílias em insegurança alimentar no município. Na lista, estão frutas, legumes, embutidos, laticínios, cereais, massas e doces.

Entre os empreendedores familiares rurais contempláveis, seguindo orientação do programa, há mecanismos para estimular a participação de mulheres, pessoas assentadas por processo de reforma agrária e moradores de comunidade quilombola.

O agricultor interessado precisa reunir a documentação conforme listada no edital e apresentar na Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, dentro do prazo de inscrição. O setor fica na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), ao lado do pavilhão da Ilha da Luz, disponível de segunda a sexta, sempre das 12h às 17h, também para dúvidas, pelo telefone 3155-5301.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Cristina Fonseca, fornecedores que residem em Cachoeiro são o alvo dessa etapa de cadastro. “Caso algum produto para compra não tenha fornecedor cadastrado até o fim do prazo, poderão participar, nestes itens, agricultores de municípios vizinhos”, avisa.

O pagamento pelos produtos entregues será realizado mensalmente, após o envio das notas fiscais ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O investimento é na ordem de R$ 869 mil, para compra de 155 toneladas de alimento.


Confira os itens para compra no programa:
Frutas

abacate, abacaxi, acerola, banana da terra, banana nanica, banana prata, coco verde, goiaba, laranja pera, limão Taiti, mamão papaia, maracujá, melancia, mexerica pokan e polpa de fruta

Folhosos
alface lisa, cebolinha, couve, repolho, salsinha e taioba

Legumes, raízes e tubérculos
abóbora madura, abobrinha verde, batata doce, beterraba, cenoura, chuchu, couve flor, inhame, mandioca, milho verde espiga e palmito,tomate

Grãos e cereais
feijão preto, feijão vermelho, fubá e canjiquinha

Laticínios
iogurte, queijo minas frescal e queijo meia cura

Doces
doce de jaca, compota de figo e compota de mamão

Embutidos
linguiça suína frescal, cortes de carne suína (costela), cortes de carne suína (lombo) e cortes de carne suína (pernil)

Outros
mel, filé de tilápia, ovo caipira, açúcar mascavo, pó de café, biscoito caseiro doce, macarrão caseiro, massa de lasanha e pão caseiro doce

loading...

Participe e comente