As equipes da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim estão mobilizadas para atender ocorrências ocasionadas pela forte chuva que atingiu o município na noite de sábado (18) e madrugada deste domingo (19).

Desde as primeiras horas estão nas ruas servidores da Defesa Civil Municipal e das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Obras (Semo), Desenvolvimento Social (Semdes), Desenvolvimento Urbano (Semdurb), Defesa Social (Semdef), com apoio das pastas de Gestão de Transportes, Agricultura e Interior.

Os primeiros esforços foram concentrados na desobstrução e limpezas das vias mais atingidas, como as do bairro Nova Brasília e, na área central, as ruas Bernardo Horta e Samuel Levy.

A Semdes realiza visitas às famílias atingidas e a Semdef mapeia as vias que necessitam de interdição, devido ao surgimento de crateras no asfalto e outros transtornos.

Nesta segunda (20), a Semo realiza nova vistoria no bairro Nova Brasília, com limpeza de bueiros e galerias, ação que já foi feita várias vezes este ano. Além disso, vai disponibilizar engenheiros para acompanhar a Defesa Civil nas vistorias durante o dia.

"As secretarias estarão de plantão até a normalização do tempo, com as equipes trabalhando nas emergências. Criamos um grupo de trabalho para executarmos as ações nesse primeiro momento e discutirmos os planos de emergências para futuras ocorrências como essa", informou o prefeito Victor Coelho, que visita as áreas atingidas com sua equipe e monitora as ocorrências junto à Defesa Civil.

Chuva intensa

De acordo com a Defesa Civil, Cachoeiro recebeu grande volume de chuva em um curto intervalo.  Até as 5h da manhã, o pluviômetro do Centro registrava índice de 141 mm, quase três vezes maior que o previsto para o período.

Há possibilidade de novas pancadas de chuvas ainda neste domingo. Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil, pelo 199.

Principais ocorrências

Até o fim d a manhã foram registrados alagamentos nos bairros Nova Brasília, Monte Cristo, Boa Vista, Basileia, Nossa Senhora da Glória, Coramara, Otton Marins, Amaral e Gilson Carone. Houve desabamento de muros no Cel. Borges, Ferroviários e Baiminas. No Teixeira Leite, uma árvore caiu na rua Miguel Dias Jacques, obstruindo o trânsito.

loading...

Participe e comente